Alunos do IFPR serão contemplados com bolsas ofertadas pela Unila – Campus Foz do Iguaçu

Iniciação científica

Alunos do IFPR serão contemplados com bolsas ofertadas pela Unila

Nove alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu foram selecionados, por meio do Edital PRPPG 22/2019 – PIBIC-EM, para integrar o Programa Institucional de Iniciação Científica do Ensino Médio da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O programa oferece aos estudantes de escolas públicas de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu a oportunidade de participar de pesquisas científicas em diferentes áreas do conhecimento.

A seleção levou em conta, entre outras coisas, as notas dos estudantes e o desempenho relativo ao primeiro bimestre deste ano. Outro fator determinante para que um número tão significativo de estudantes do IFPR fossem contemplados foi o incentivo dado pela professora do Campus, Patrícia de Lara Ramos. Assim que soube do edital, ela mobilizou os alunos que já eram seus orientandos em projetos de Pesquisa e Extensão, conforme explica a docente.

“O resultado me deixou muito feliz porque é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido há um ano com alguns dos alunos contemplados. Eles já são excelentes, mas agora com esta aproximação com a Universidade pode-se aumentar o espírito científico deles e torná-los ainda melhores”, destaca a professora Patrícia.

Os alunos do IFPR ingressarão em projetos de pesquisa ligados às áreas: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.

O aluno Ricardo Gayoso Torres foi um dos selecionados. Ele ingressará no projeto “O uso das ferramentas digitais como práticas pedagógicas”, orientado pela docente da Unila, Júlia Granneto Moreira. “As bolsas nos darão ainda mais motivação para continuar um trabalho dedicado que temos juntos há um bom tempo, além de, pessoalmente, ser um marco para minha caminhada como pesquisador”, ressalta o futuro Técnico em Informática.

As bolsas, no valor de R$ 100 mensais, são fomentadas pela Unila e pelo CNPq, com duração de doze meses, no período compreendido entre 01 de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020. O início das atividades de pesquisa está programado para agosto de 2019.

Confira, abaixo, os alunos do IFPR selecionados no Edital da Unila: