Alunos do Proeja FIC Pesca/Aquicultura realizam visita técnica no Litoral Paranaense – Campus Foz do Iguaçu

Durante os dias 16 e 17 de Junho de 2012, os Professores do Curso Técnico em Aquicultura do Campus de Foz do Iguaçu, Anderson Coldebela e Bruno Estevão de Souza, juntamente com as Professoras da Prefeitura Municipal de Marechal Candido do Rondon Neusa Bet e Izolde Vasques, acompanharam os alunos do Proeja FIC em Pesca/Aquicultura, ao Litoral Paranaense nos municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba. Também participaram da visita as diretoras de ensino Marta Salete Bendo e Lisete Berch. Ao todo foram 13 alunos, tendo por objetivo conhecer um cultivo de ostras, as diferenças entre a pesca artesanal de água doce e a marinha, conhecer uma colônia de pescadores do litoral e o Porto de Paranaguá.

A visita começou pela cidade de Paranaguá, onde conheceram o centro histório, local onde antigamente era o porto, o mercado público e o mercado do peixe. Os alunos puderam ver as embarcações utilizadas pelos pescadores artesanais, as espécies que são capturadas e como acontece a comercialização no mercado do peixe de Paranaguá.

Também passaram pelo Porto de Paranaguá, iniciando as atividades  com uma palestra sobre como funciona um porto e que tipo de produtos que são transportados através dos navios. Em seguida  realizou-se uma visita ao cais do porto, onde os alunos vislumbraram-se com os enormes navios e equipamentos que compreendem um complexo portuário.

Ainda no dia 16 no período da tarde, foram ao Sitio Sambaqui, no município de Guaratuba, especializado em cultivo de ostras nativas no sistema de lanternas. Este tipo de cultivo não acontece em águas doces e as estruturas antes conhecidas apenas por fotos puderam ser apreciadas pelos alunos que tiveram a oportunidade de provar ostras in natura.

No final do dia visitaram a Colônia de Pescadores no município de Pontal do Paraná, balneário de Shangri-lá, sendo possível acompanhar algumas embarcações de pesca chegando e observar como é a vida do pescador artesanal no mar. Os alunos conheceram as embarcações e os petrechos de pesca utilizados para captura de camarões e pequenos peixes capturados próximos à costa.

E durante o dia 17, conheceram alguns pontos turísticos da cidade de Curitiba, como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame, o Passeio Público e o Parque Tanguá.

Para muitos dos alunos foi uma oportunidade única de conhecer o mar e uma capital. Todos ficaram bastante impressionados com as paisagens e o mundo diferente no qual estão acostumados a viver.