Atividades de recepção aos servidores marcam o início do ano letivo 2022 no Campus Foz – Campus Foz do Iguaçu

Boas-vindas

Nos dias 26 e 27 de abril, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu realizou diversas atividades para marcar o início do ano letivo 2022. Os eventos contaram com a participação de professores e técnicos dos diversos setores do Campus e foi composto por falas de boas-vindas dos gestores institucionais, apresentações de novos servidores, confraternização, palestras e oficinas.

A abertura da recepção foi realizada pelo professor Givaldo Oliveira, que procedeu à leitura de um poema cujo tema central foi a superação e a atitude de recomeçar. O diretor-geral do Campus, Anderson Coldebella, deu boas-vindas aos servidores, destacando os desafios que foram superados no último ano letivo devido às dificuldades impostas pelo período pandêmico. A Diretora de Planejamento e Administração, Monice Moise de Freitas Aquino, desejou sucesso aos servidores neste novo ano letivo. A diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Adriana Somavilla, ressaltou que este retorno é especial e vai demandar bastante diálogo e acolhimento por parte de todos.

Observatório da Convivência

Um dos destaques do primeiro dia foi a presença da Diretora de Ensino (DE/Proens), Patrícia Maciel, que apresentou aos participantes o histórico do “Observatório da Convivência”, como um espaço de investigação e de estudo permanente do clima escolar, com base no relatório dos dados gerais do IFPR. Outro momento importante foi a realização, pelos membros da comissão local, de uma oficina com o objetivo de debater com os servidores do campus temas como a importância das relações e espaços colaborativos para o ensino e aprendizagem dos estudantes.

Na terça-feira (27), a diretora da DE apresentou a discussão da Resolução IFPR, nº 62/2022, que trata das Diretrizes para a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFPR, em que foram debatidos aspectos da concepção de Educação Integrada para a Educação Profissional e Tecnológica, a partir das normatizações e da política educacional.

Durante toda a semana, estão previstas atividades de planejamento pedagógico, diálogos com as direções, retorno das aulas (dia 28/04) e uma programação especial para recepcionar os novos alunos.