Atletas da Europa treinam Corrida de Orientação em pista do Câmpus Foz do Iguaçu – Campus Foz do Iguaçu

Numa iniciativa do Clube de Orientação Cataratas do Iguaçu, foi realizada, junto ao espaço do IFPR Câmpus Foz do Iguaçu um treino para 40 (quarenta) atletas vindo da EUROPA, com a finalidade de treinar para o Mundial de Corrida de Orientação.

O início do percurso se deu no Ginásio Poliesportivo do Câmpus e o encerramento se deu no Portão de Entrada do Câmpus, após um percurso de cerca de uma hora na área verde do IFPR e da área de preservação do município nas proximidades do Câmpus.

Junto a cedência do espaço para a atividade, alunos do Curso Técnico em Edificações tiveram a oportunidade de conhecer o esporte e conversarem, na língua inglesa, com os atletas.

Segundo Prof Edilene Queiroz, docente da disciplina de Inglês; “  a língua inglesa é a língua internacional,  é a dos  estudos, das viagens, da integração e da comunicação mundial  e tivemos a oportunidade, através da atividade de Corrida de Orientação, interagir com um grupo de turistas estrangeiros, nessa tarde, de nos tornarmos “cidadãos do mundo”.

Segundo ela, essa foi uma experiência única para os alunos, pois puderam conhecer pessoas com culturas diferentes da sua e também praticar o  idioma, e dessa forma interagir com as mesmas.

Segundo o relato de Maísa Alana Thomas e Eduarda Anschau: “foi uma experiência encantadora para nós, podermos conhecer pessoas de outros países, que falam outras línguas e vivem outras realidades e poder conversar com elas. Exercitar a língua inglesa foi uma das vantagens desse momento. É de grande importância que o IFPR nos conceda essas oportunidades, pois elas ajudam em nosso crescimento mental e educacional. Espero que possamos participar de mais momentos como esse, pois gostamos muito.”

Para as alunas do 1º ano Edificações Ana Carolina,  Anna Letícia e Júlia, além da prática do idioma, foi uma experiência enriquecedora e de grande relevância porque puderam conhecer e aprender sobre esse esporte, juntamente com as pessoas de outros países que o praticam.

O que é o Esporte de Orientação?

O esporte Orientação ou Corrida de Orientação pode ser praticado por pessoas com idades de 08 a 80 anos.A corrida é uma espécie de rali, só que a pé. Consiste, basicamente, em um competidor equipado com uma bússola e um mapa topográfico, onde estão marcados os lugares pelos quais deve passar.Nos lugares existem prismas, juntamente com picotadores. O atleta deve picotar um cartão de controle, assinalando sua passagem. Ganha quem fizer o percurso em um menor tempo. A Orientação ou Corrida de Orientação pode ser associada a uma espécie de enduro que é realizado em regiões desconhecidas.

Confira mais fotos desta atividade em nossa página do Facebook.