Aula Magna marca o início do curso de Especialização em Internet das Coisas – IoT no IFPR – Campus Foz do Iguaçu

Pós-Graduação

Evento será aberto ao público e com transmissão pelo canal PTI Brasil no YouTube

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) realizarão, no dia 09 de setembro,às 19h, a Aula Magna do curso de Especialização em Internet das Coisas. O evento, em formato virtual, será transmitido por meio do canal do YouTube “PTI Brasil” e destina-se à comunidade em geral e, em especial, aos estudantes da primeira turma da recém-criada Pós-Graduação.

A programação do evento será composta por falas institucionais e por palestras técnicas voltadas a apresentar usos e aplicações da Internet das Coisas na atualidade. Entre os destaques está o relato de cases de sucesso sob o título “Projetos de IoT desenvolvidos no Parque Tecnológico Itaipu”, apresentado pelo engenheiro do Centro de Tecnologias Abertas e IoT, José Alberto Pereira dos Santos.

Confira a programação completa.

Sobre a Pós-Graduação

A Especialização em Internet das Coisas oferecerá formação teórica e prática focada em problemas reais, contribuindo para o desenvolvimento de soluções criativas e de projetos de diferentes portes. Além das disciplinas técnicas voltadas a informática, eletrônica e microprocessadores, haverá também disciplinas voltadas ao design e prototipagem, assim como à criação de novos negócios e à cultura do empreendedorismo e da inovação.

Na primeira turma, estão matriculados 30 profissionais graduados em Ciência da Computação, Informática, Engenharias e áreas afins. Ao final do curso, eles estarão aptos a desenvolver aplicações inovadoras que possam trazer benefícios à sociedade e ao setor produtivo da região trinacional de Foz do Iguaçu; desenvolver atividades de docência, pesquisa e inovação aplicadas ao domínio da Internet das Coisas; e atuar em empresas, laboratórios e instituições, trabalhando em projetos na área de IoT, assim como nas áreas de prototipagem e design.

O curso é ofertado de forma presencial, com carga horária de 360 horas, considerando-se o tempo máximo de finalização em 24 meses. As aulas são à noite, entre terça-feira e quinta-feira, das 19h às 22h20, no IFPR – Campus Foz do Iguaçu (Av. Araucária, 780, Vila A).

A Pós é gratuita e conta com o apoio do Parque Tecnológico Itaipu e da Itaipu Binacional.

Aula Magna da Especialização em IoT

Data: 09/09/2021

Transmissão: Canal do YouTube PTI Brasil

Informações: foz.ifpr.edu.br/ e-mail:iot.foz@ifpr.edu.br.