Campus Foz comemora sucesso da Olimpíada de Robótica 2018 – Campus Foz do Iguaçu

Campus Foz comemora sucesso da Olimpíada de Robótica 2018

Nesta terça-feira (26), o IFPR – Foz do Iguaçu sediou a “Olimpíada de Robótica IFPR 2018” e a etapa regional da “Olimpíada Brasileira de Robótica”.140 equipes, 300 alunos inscritos, 25 municípios do estado disputando os primeiros lugares em cinco modalidades diferentes. Os números fizeram desta edição a maior já realizada.

Organizada pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) e pela Agência de Inovação do IFPR, a Olimpíada de Robótica tem como objetivo estimular um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e criativo, desenvolver novas habilidades técnicas entre os alunos e dar a eles novas perspectivas de atuação acadêmica e profissional.

Os professores de Informática Evandro Cantú e Jésus H. Segantini foram os responsáveis por coordenar a organização local do evento. “Assumimos o desafio de sediar o evento, mas sabíamos da dificuldade, dada nossa limitação de infraestrutura e da necessidade de envolver várias pessoas. Mas, no fim, somamos esforços e resultou num evento grande sucesso. Recebemos cobertura midiática de todas as televisões locais e elogios de várias delegações”, destaca o professor Evandro Cantú.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Marcelo Estevam, compareceu e destacou que o evento este ano superou as expectativas da organização. “Tivemos o envolvimento de todos os campi, um número efetivo de participantes do sexo feminino e uma tendência à distribuição dos trabalhos premiados entre os campi”. Além disso, Marcelo Estevam lembrou que este ano foi a primeira vez que o evento contou com a modalidade “Sumô”, tendo sido bem avaliada entre os organizadores e já confirmada para o ano que vem.

Durante o encerramento do evento, o pró-reitor anunciou que a Proeppi ampliará os investimentos em Robótica para o ano que vem. “Vamos dobrar os recursos para 2019 e reforçar o orçamento dos Campus Avançados para que tenhamos todos os campi no mesmo patamar”.

Equipes vencedoras – 12 equipes de 9 campi foram contempladas com os primeiros lugares. Uma das equipes vencedoras foi a “Four Winx”, equipe do Campus Irati composta unicamente por meninas e que foi contemplada com o 2o lugar na categoria “Resgate”. “Valeu a pena todo nosso sacrifício. Como não temos robótica integrada ao curso, ficávamos no contraturno realizando treinamento e aperfeiçoando nosso robô”, ressaltou a integrante Emeli Krebs, aluna do 3o ano do Técnico em Informática.

Além dos troféus e medalhas, as equipes vencedoras receberão auxílio-viagem para participar do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação – SE²PIN/IFPR, realizado em Londrina, e do Salão de Robótica, em Curitiba.  Clique aqui e confira os vencedores.