Campus Foz do Iguaçu sedia Olimpíada de Robótica IFPR – Campus Foz do Iguaçu

Campus Foz do Iguaçu sedia Olimpíada de Robótica IFPR

“Olimpíada de Robótica IFPR 2018” e  etapa regional da “Olimpíada Brasileira de Robótica” serão nesta terça (26), a partir das 10h

140 equipes de 24 municípios do estado disputando os primeiros lugares em cinco modalidades diferentes. Isso é o que vamos conferir na “Olimpíada de Robótica IFPR 2018” e na etapa regional da “Olimpíada Brasileira de Robótica”, que este ano serão realizadas no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, no dia 26 de junho. Os eventos são abertos ao público e é uma ótima oportunidade para ver de perto os robôs programados pelos alunos disputando modalidades como resgate e sumô.

Esta quarta edição da Olimpíada IFPR é a maior em número de participantes já realizada. O evento, realizado pela Agência de Inovação do IFPR/Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), tem como objetivo principal identificar jovens talentosos, além de incentivar um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e criativo, incentivando os alunos desenvolver habilidades a partir da robótica e da programação.

Os professores de Informática Jésus Segantine e Evandro Cantú são os responsáveis por orientar as equipes de Robótica do Campus Foz e organizar o evento. “Pela nossa experiência, vemos que o projeto aparece como forte fator de motivação para os alunos seguirem na área técnica. Todos os estudantes encaram o evento como uma atividade lúdica e desafiadora, além de ser uma oportunidade única para que eles aprendam a trabalhar em equipe e compartilhar informações”, explica o professor Evandro Cantú.

Além dos troféus e medalhas, as equipes vencedoras do IFPR receberão auxílio-viagem para participar do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação – SE²PIN/IFPR, realizado em Londrina, e do Salão de Robótica, em Curitiba.

Olimpíada Brasileira de Robótica – Em um ambiente hostil, muito perigoso para o ser humano, um robô completamente autônomo, desenvolvido por uma equipe de estudantes, recebe uma tarefa difícil: resgatar vítimas sem interferência humana. Assim será o desafio prático que os estudantes participantes da OBR deverão executar para conseguirem vencer. Os melhores classificados das etapas regionais irão participar da competição nacional, que será realizada em novembro, em João Pessoa.

Categorias da Olimpíada IFPR- A Olimpíada de Robótica do IFPR – 2018 contará com cinco categorias de competição: Seguidor de linha – Junior; Seguidor de linha – Pro; Resgate – OBR; Sumô – 1kg; Mini Sumô – 500g.

Para conhecer mais sobre cada categoria e ter acesso às regras, assista ao vídeo.

Se você é estudante ou acompanhante,clique e saiba as orientações.

SERVIÇO:

OLIMPÍADA DE ROBÓTICA IFPR 2018

Data: 26/06/18 – terça-feira

Horário: Das 10h às 18h

Local: Ginásio de Esportes do IFPR – Campus Foz do Iguaçu – Avenida Araucária, 780, Vila A.