Câmpus participa da 8ª Feira do Peixe – Campus Foz do Iguaçu

Câmpus participa da 8ª Feira do Peixe

Na Semana Santa, nos dias 26, 27 e 28 de março, alunos do Curso Técnico em Cozinha 2013 e de Aqüicultura, juntamente com a orientação dos Professores Givaldo, Nelson, Paola e Raphael, tiveram sua primeira experiência prática, na participação na Feira do Peixe, comercializando Risoto de Tilápia e Risoto de Bacalhau. A Feira do Peixe Vivo está em sua oitava edição e é a primeira vez que o Curso de Cozinha participa com a elaboração de preparações gastronômicas. Nesta experiência, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar a criação e o desenvolvimento de um prato, desde seu planejamento até o seu processo produtivo, no qual definiram a elaboração gastronômica, construíram a ficha técnica, pesquisaram os preços, selecionaram os fornecedores, receberam e armazenaram as mercadorias, além de participarem da logística e adaptações necessárias durante o evento, no qual elaboram o plano de ataque relacionando as etapas de produção, os equipamentos necessários ao fluxo de trabalho. O coordenador do Curso Técnico em Cozinha, Prof. Nelson de Castro Neto destacou que este tipo de atividade é importante para nossos alunos, pois além de integrar a turma à práticas de cozinha, promove um envolvimento de todos no que tange o atendimento ao público, finalização de pratos gastronômicos, planejamento e organização gastronômica, associado ao trabalho em equipe, sendo este fundamental no mundo do trabalho atual. Para a aluna Anne Caroline, do Curso Técnico de Cozinha, o ato de cozinhar, é rotineiro para a maioria dos alunos, porém na Feira do Peixe, tiveram a oportunidade de sociabilização do conhecimento e da prática de cozinha. Já para o aluno Ronaldo, o que lhe chamou a atenção foi a dinâmica do trabalho do grupo e o contato com as pessoas, tanto internas: alunos e professores; como externas: clientes e fornecedores, aumentando assim, sua rede de contatos. Para o aluno Jonhatan, o que mais o marcou no evento foi a união da equipe, e a vontade dos alunos em aprender.

O curso Técnico em Aqüicultura também participou da tradicional Feira do Peixe, pelo quarto ano consecutivo. Este ano a secretaria da Agricultura disponibilizou um stand para a divulgação do curso onde foram instalados um Aquário de grande porte para a exibição de peixes criados pelos professores e alunos no campus do IFPR e uma TV onde foram demonstradas as atividades práticas desenvolvidas no dia a dia do curso. Além da divulgação do curso, os alunos participaram da feira confrontando o conhecimento adquirido em sala de aula com a prática exercida pelos produtores na feira. Também aplicaram um questionário sobre o consumo de pescado na cidade, questionário este, que é aplicado todos os anos a fim de se obter um perfil do mercado consumidor de peixes em Foz do Iguaçu. Para Adison, ex-aluno do Curso de Aqüicultura a importância do IFPR em participar da Feira do Peixe, é o envolvimento com a comunidade e tendo uma integração entre os dois cursos participantes, visando uma maior conscientização do consumo do pescado. Parabenizou também o corpo docente e discente, que trabalharam em prol da divulgação dos cursos e do IFPR.