Começa o IV Encontro Nacional dos Núcleos de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura – NUPA – Campus Foz do Iguaçu

Nesta terça (05) aconteceu a solenidade de abertura do VI NUPA, no Refúgio Biológico Bela Vista. O evento é uma realização da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC-MEC), Instituto Federal do Paraná e demais Institutos Federais da Região Sul com apoio da Itaipu Binacional. A Diretora Geral Roseli Bernardete Dahlem, do IFPR – Câmpus Foz do Iguaçu, esteve presente no evento, além de outras autoridades.

Programação

No dia 5 de dezembro, o evento contou com a palestra “Desafios e perspectivas para a Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura e a articulação com as políticas de Educação Profissional e Tecnológica”, com as expositoras Anna Catharina Dantas e Vania Nobile (Setec/MEC); “Aquicultura e Pesca no Reservatório da Itaipu Binacional”, com a expositota Carla Canzi (Itaipu); “Experiências da implantação de uma Cooperativa de Piscicultores”, com a expositora Aldi Feiden (Gemaq). A programação do dia terminou com uma visita técnica ao Canal da Piracema, no Centro de Pesquisa da Itaipu Binacional.

No dia 6 de dezembro, a programação inicia com a exposição de banners sobre as pesquisas desenvolvidas pelos NUPAS. Logo em seguida, o público poderá conferir as palestras “Curtimento de pele de peixe”, com a expopsitora Márcia Malluf (LQA/Unioeste) e “Agregação de valor ao pescado”, cok o expositor Wilson Rogério Boscolo (Unioeste). Á tarde, a programação conta com uma visita à Barragem de Itaipu e com a palestra “Agregação de valor ao pescado”, com o expositor Wilson Rogério Boscolo (Unioeste).

O último dia do evento, 7 de dezembro, será destinado à palestra EAD – Aqüicultura e Pesca, com o expositor Otávio Sampaio e às Reuniões de Trabalho Regional e Nacional dos NUPAS.