Dia da Matemática terá programação especial no IFPR – Foz do Iguaçu – Campus Foz do Iguaçu

Dia da Matemática terá programação especial no IFPR – Foz do Iguaçu

IFPR Foz celebrará, nesta sexta (04), o Dia Nacional da Matemática. A programação inclui teatro, exposições, jogos matemáticos e apresentação de painéis. Participe!

Você sabia que existe uma data especial no Brasil para celebrar a matemática? Trata-se do dia 06 de maio, no qual comemoramos o Dia Nacional da Matemática. Para que a data não passe em branco, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu organizou uma programação especial, com teatro, exposições, jogos matemáticos e apresentações de painéis. O evento será no dia 04 de maio, nos turnos da manhã e da tarde.

Coordenados pela professora de matemática, Luani Griggio Langwinski, os eventos foram pensados a partir da obra do matemático brasileiro Malba Tahan. As peças teatrais que serão apresentadas pelos alunos têm os enredos inspirados nos contos “As pérolas do Rajá”, “O problema dos 21 vasos” e “O problema dos três marinheiros”, encenadas por alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, e “O problema dos 35 camelos”, com atuação dos alunos do curso Técnico em Aquicultura.

Além do teatro, a programação inclui mostras e dinâmicas sobre temas variados, como a história da matemática, os principais matemáticos e suas descobertas, a matemática para deficientes visuais e surdos e jogos matemáticos online e manipuláveis que podem ser utilizados para o ensino e aprendizagem da matemática.

Normalmente a matemática é o bicho papão do ensino. Ela muitas vezes é vista pelos alunos como a aplicação de fórmulas e uma lista de exercícios que devem ser resolvidos. Com toda a certeza podemos afirmar que o envolvimento neste trabalho ajudou os alunos a enxergarem com outros olhos não só a disciplina, mas a sua aplicação e atuação no mundo”, explica a coordenadora.

Dia Nacional da Matemática – O dia 06 de maio foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) por ser o dia de nascimento do matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza (1895-1974), mais conhecido como Malba Tahan. Muito apaixonado pela matemática, pela escrita e pela cultura árabe, Júlio César só conseguiu publicar seus contos em um jornal carioca quando adotou o pseudônimo de Malba Tahan. A partir daí, ele publicou diversos livros e alcançou fama por suas produções revolucionárias.

Mostra IFPR – Dia Nacional da Matemática”

Sexta-feira – 04/05

MANHÃ

8h20 às 9h10 – Apresentação teatral “As pérolas do Rajá”, “O problema dos 21 vasos” e “O problema dos três marinheiros”. (Alunos do II ano do Técnico em Meio Ambiente)

Exposição “A matemática para deficientes visuais (cegos) e auditivos (surdos)” (Alunos do I ano do Técnico em Informática)

Exposição “Uma história contada a partir das figuras do Tangram” (Alunos do II ano do Técnico em Informática)

Exposição “Os jogos on-line e a matemática”. (Alunos do III ano do Técnico em Informática)

Exposição “Aplicações da matemática na Informática”. (Alunos do IV ano do Técnico em Informática).

Sexta-feira – 04/05

TARDE

14h10 – 15h – Apresentação teatral “O problema dos 35 camelos”. (Alunos do I ano do Técnico em Aquicultura)

Exposição “Vida e obra de Malba Tahan”. (Alunos do I ano do Técnico em Aquicultura)