Diretora de Extensão do IFPR participa de reuniões e de formação pedagógica no Campus Foz
Publicado em
O IFPR – Campus Foz do Iguaçu recebeu, nesta quarta-feira (16), a visita da Diretora de Extensão, Arte e Cultura, Mônica Luiza Simião Pinto. Na ocasião, a gestora reuniu-se com integrantes de Núcleos e outros servidores para tratar de assuntos ligados ao desenvolvimento de ações de extensão e à inclusão dessas atividades nos currículos dos cursos. A iniciativa foi coordenada pela equipe da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus.
Na parte da manhã, ocorreu reunião presencial com o Comitê de Pesquisa e Extensão (Cope) do Campus. Outros representantes institucionais vinculados à Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proeppi) participaram de forma remota. Na ocasião, foram esclarecidas dúvidas relacionadas à regulamentação dos projetos de Pesquisa e Extensão e ao Sistema de Gerenciamento dos Comitês de Pesquisa e Extensão (Siscope). A presidente do Cope, Roseli Dahlem Pacheco, considerou a reunião bastante produtiva, pois “muitos dos assuntos locais dependem dos esclarecimentos em torno da política institucional de pesquisa e extensão e o diálogo estabelecido entre Reitoria e Campus promoveu este entendimento”.
À tarde, foi a vez dos encontros com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), representado pelo coordenador professor Diego Pereira dos Santos, e com o representante do Núcleo de Arte e Cultura (Nac), Givaldo de Oliveira, na sequência.
Formação Pedagógica – A programação do dia foi finalizada com a formação pedagógica voltada às comissões de ajustes curriculares dos cursos superiores. A curricularização da extensão, ou creditação (curricular) da extensão foi o tema central. Na ocasião, a gestora da Diext, Mônica Simião Pinto, abordou o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa.
Após sua fala, os coordenadores de cursos puderam realizar esclarecimentos de dúvidas acerca da implementação das atividades de extensão curricularizadas.