Em 2013 serão abertas novas vagas para o Curso de Monitor Ambiental – Campus Foz do Iguaçu

Em 2013 serão abertas novas vagas para o Curso de Monitor Ambiental

O primeiro curso de Monitor Ambiental ofertado pelo Instituto Federal do Paraná, Câmpus Foz do Iguaçu, em parceria do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, ocorreu entre os meses de setembro e outubro do corrente ano.

Embora seja pouco divulgado, a região Oeste do Paraná é considerada um dos principais pólos de ecoturismo no Brasil e o bioma da Mata Atlântica se apresenta como uma área de grande potencial para o ecoturismo, considerando-se a importância dessa atividade como estratégia para a conservação e o uso sustentável de áreas naturais e seu entorno. Contudo, o mercado de trabalho ainda precisa de atenção, especialmente em relação a dois fenômenos que afetam o seu comportamento: a sazonalidade da atividade ecoturística e a qualificação da mão-de-obra, sinônimo de qualidade de serviço.

O objetivo do curso, com categoria FIC – Formação Inicial e Continuada, é proporcionar formação teórico e vivencial para futuros monitores ambientais, a fim de instigá-los à uma conduta ética e ecologicamente correta, dentro e fora das trilhas, na condução de grupos, de acordo com os conceitos e práticas da educação ambiental e do ecoturismo.

As aulas teóricas foram realizadas no IFPR e as práticas realizadas em diferentes pontos ecoturísticos de Foz do Iguaçu: Refúgio Biológico Bela Vista, Ecomuseu, Parque das Aves, Parque Nacional do Iguaçu, Zoológico Bosque Guarani, Trilha anexa ao IFPR e Corpo de Bombeiros. No total, foram 160 horas de curso para mais de 35 estudantes.

Considerando a demanda da cidade para o turismo ecológico e, principalmente, para a prestação de serviços para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas, em 2013 serão abertas novas vagas e o curso pretende formar novos condutores ambientais.

A equipe responsável pela realização deste curso consiste no Coordenador do PRONATEC Foz do Iguaçu – ADILSON REIDEL, Supervisor do Curso Monitor Ambiental BRUNO ERNO STECKLING e as Professoras – ANGELA BARBARA TISCHNER E FLÁVIA POTRICH SIGNOR.