Estudantes da Duke University (Carolina do Norte) participam de intercâmbio cultural no IFPR – Foz – Campus Foz do Iguaçu

Intercâmbio

Graduandos da Duke University (EUA), acompanhados da professora Luana Lima, visitaram o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu nesta quinta-feira (23). Na ocasião, os alunos foram recepcionados por professores e graduandos do curso de Tecnologia em Gastronomia e promoveram um intercâmbio cultural focado na gastronomia enquanto elemento identitário..

O “Food Talk: IFPR e Duke University” compõe o Programa Duke Engage Brazil/Paraguay e contou com apresentações socioculturais sobre as regiões brasileiras, abordando aspectos geográficos e, em especial, hábitos alimentares, singularidades regionais, ingredientes e pratos típicos. Para finalizar a programação, os acadêmicos da Duke falaram um pouco sobre alguns aspectos da culinária dos EUA.

Entre os destaques da atividade, estavam os momentos dedicados à degustação. O menu foi variado, com pratos e ingredientes de Norte a Sul do Brasil. Do nordeste, os participantes brasileiros e estadunidenses experimentaram a paçoca de carne seca e o arroz Maria Isabel do Maranhão e Piauí; da região amazônica provaram a maniçoba, o açaí puro e o arroz paraense; da Fronteira, provaram a chipa guazú. Além disso, houve degustação de jambu, amêndoas de cacau e castanhas.

A atividade foi coordenada pela professora Paola Stefanutti. Para ela, o Food talk proporcionou o protagonismo dos graduandos enquanto detentores do conhecimento, fomentou a gastronomia enquanto aspecto identitário, incentivando a pesquisa e os estudos na área de alimentação.

A professora Patrícia Ramos ajudou a mediar o evento por meio da tradução simultânea.