Estudantes da Duke University (EUA) participam de intercâmbio cultural no Campus – Campus Foz do Iguaçu

Internacional

Estudantes da Duke University (EUA) participam de intercâmbio cultural no Campus

Publicado em

Copiado!

Graduandos da Duke University, situada no estado da Carolina do Norte (EUA), visitaram o IFPR – Campus Foz do Iguaçu, nesta terça-feira (08), para participar da 2ª edição do “Food Talk: IFPR e Duke University”. Na ocasião, os alunos foram recepcionados por professores e estudantes do curso de Tecnologia em Gastronomia e participaram de um intercâmbio cultural focado na gastronomia enquanto elemento identitário.

O “Food Talk: IFPR e Duke University” compõe o Programa Duke Engage Brazil/Paraguay e conta com apresentações socioculturais sobre as regiões brasileiras, abordando aspectos geográficos e, em especial, hábitos alimentares, singularidades regionais, ingredientes e pratos típicos. Para finalizar a programação, os acadêmicos da Duke falam um pouco sobre alguns aspectos da culinária e cultura gastronômica dos EUA.

Entre os destaques da atividade, estão os momentos dedicados à degustação, em que os participantes provam pratos e ingredientes que compõem a gastronomia de Norte a Sul do Brasil. Os estudantes experimentaram diferentes farinhas, pinhão, cuscuz, pequi e cueca virada.

Para Elena Hammann, coordenadora do Programa Duke Engage, a experiência foi muito positiva e enriquecedora. Segundo ela, foi muito importante para que os acadêmicos estadunidenses pudessem conhecer mais sobre a cultura brasileira, em especial sobre a gastronomia das diferentes regiões.

A atividade é coordenada pela professora Paola Stefanutti. Para ela, o Food talk proporciona o protagonismo dos graduandos enquanto detentores do conhecimento, fomenta a gastronomia enquanto aspecto identitário, incentivando a pesquisa e os estudos na área de alimentação.


Topo