Estudantes de Física bolsistas do Pibid desenvolvem atividades em escolas da educação básica – Campus Foz do Iguaçu

PIBID

A equipe do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do IFPR – Campus Foz do Iguaçu celebra o encerramento de mais um ciclo de atividades. Desde novembro de 2022, vinte acadêmicos de Licenciatura em Física desenvolveram diversas atividades voltadas ao aperfeiçoamento da formação dos futuros professores e à melhoria da qualidade da educação nas escolas atendidas pelo projeto.

Ao todo, já foram concedidas 16 bolsas aos estudantes participantes, os quais foram selecionados via editais. A coordenadora do Pibid/IFPR Foz, professora Márcia Saito coordena os trabalhos dos bolsistas e os acompanha nas diversas atividades desenvolvidas.

Este ano, o IFPR – Campus Foz e o Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng foram as duas escolas-campo em que a equipe do PIBID atuou. A relação entre as instituições e os bolsistas é de muito intercâmbio de conhecimentos e troca de experiências.

No Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng, os bolsistas se uniram aos estudantes da educação básica e apresentaram projetos de Robótica. Em outra ocasião, alunos da escola estadual visitaram o Laboratório Maker do IFPR – Foz e puderam participar de uma oficina de Programação.

Conforme explica a coordenadora Márcia Saito, a presença dos bolsistas nas escolas possibilita que os licenciandos aprendam a ser professores desde o início do curso, além de promover a reflexão sobre a realidade escolar e sobre novas formas de se ensinar Física, estimulando o interesse dos jovens pelo universo da ciência. “Essa abordagem diferenciada e interativa de uma disciplina que carrega um certo estigma não apenas facilita a compreensão dos conteúdos, mas também desperta o interesse dos jovens pela carreira científica e educacional, além de contribuir na formação dos futuros professores”, destaca a professora.

Sobre o Pibid

O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Anualmente, são lançados editais que tornam pública a seleção de discentes dos cursos de licenciatura do IFPR para atuarem como bolsistas.