Estudantes do Câmpus Foz participam do I Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação – Campus Foz do Iguaçu

Nos dias 4 a 6 de dezembro, alunos do Câmpus Foz participaram do I Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação (SEPIN) do IFPR. Mais de 300 estudantes de todo o IFPR estiveram presentes no Evento que aconteceu em Curitiba. Muitos deles apresentaram os trabalhos que vem desenvolvendo em seus câmpus. As iniciativas surpreendem pela inovação e também pela leitura dos estudantes sobre o contexto social. “Os trabalhos são de altíssimo nível e isso está sendo uma boa surpresa: estão aqui trabalhos premiados em outras feiras nacionais e regionais, o que é extremamente interessante e traz para os demais estudantes uma dimensão de tudo o que estão sendo produzido nos câmpus”, comenta o pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR, Silvestre Labiak Júnior.

Novo material para a construção civil
Os alunos Gustavo Martini e Bruna Simi, do segundo ano do curso técnico em Edificações, ofertado na forma integrado ao Ensino Médio, Câmpus Foz do Iguaçu, estão desenvolvendo um novo material para a Construção Civil que, além de dar destinação apropriada a grandes quantidades de vidro também poderão oportunizar uma redução da extração de mármore e granito, atividade econômica que também agride a natureza.

“O bloco de vidro ficará com aspecto de granito e poderá ser utilizado em bancadas, pisos e paredes”, explica Bruna. “As empresas não querem reciclar o vidro porque compensa mais fazer vidro novo”, comenta a estudante, reforçando a importância de iniciativas como a deste trabalho para amenizar os danos causados à Natureza devido a este tipo de atividade extrativista.

“Produzimos o bloco como se ele fosse um concreto normal, mas no lugar da areia colocamos vidro e também pó de mármore, que também é um subproduto da industria do mármore e do granito”, explica Gustavo.

Sepin

O I Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação foi  realizado na Unidade João Negrão do Câmpus Curitiba. O evento, que reuniu a comunidade acadêmica de todo o IFPR, terminou na quinta-feira (6).

Saiba mais sobre o Sepin na página do Seminário