Estudantes do Câmpus participam do FICIÊNCIAS – Campus Foz do Iguaçu

Estudantes do Câmpus participam do FICIÊNCIAS

Nesta quarta (7) teve início a I Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FICIENCIAS), que está sendo realizada entre os dias 06 e 09 de novembro na cidade de Foz do Iguaçu . Os Alunos Thays Car Feliciano, Gustavo Martini e Bruna Rafhaela Simi de Oliveira,  do 2º ano do Curso Técnico em Edificações, estão representando o Câmpus Foz no Evento. Também estiveram presentes na Feira o Pró-Reitor e o Diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, respectivamente Silvestre Labiak Júnior e  Ezequiel Burkarter, além da Diretora Geral Roseli Bernardete Dahlem e os professores que acompanharam os demais estudantes.

O objetivo do evento é estimular a pesquisa e a produção científica ainda nos primeiros anos do ensino fundamental. “A natureza do evento é fazer com que os estudantes vivenciem a experiência de produzir um trabalho científico de acordo com alguma metodologia. Para nós, mais importante que o resultado a que este estudante chegou é o caminho que ele percorreu para chegar a este resultado, e o quanto este caminho se manteve fiel a uma metodologia, qualquer que seja”, explica o Diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, professor Ezequiel Burkarter.

Cerca de 160 trabalhos serão expostos durante o evento. Metade deles foi produzido por estudantes brasileiros, sendo que 21 serão apresentados por equipes do IFPR. Dos 34 estudantes da instituição que participam do evento, 27 vão receber bolsas de auxílio para transporte, alimentação e confecção dos pôsters para apresentação oral.

Sobre o Ficiências

A FICIÊNCIAS é um evento internacional criado para que estudantes apresentem ideias criativas e inovadoras contribuindo, por meio de seus trabalhos de pesquisa, com a construção do conhecimento e a evolução no mundo das ciências. Constitui-se também como um local de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores do ensino fundamental, médio e superior do estados do Paraná, dos estados paraguaios de Alto Paraná, Canindeyu e Caaguazú e da província de Misiones, na Argentina.

A feira é organizada pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), por instituições de ensino e governamentais da Argentina e do Paraguai e pelo IFPR, que atuou junto ao Comitê gestor – responsável pela organização e logística do evento – e ao Comitê Científico – que tratou das questões como a criação de um regimento, um regulamento e o cadastro de avaliadores.

Nesta primeira edição, o evento recebeu apoio da Fundação Araucária e CNPQ.