Estudantes participam de palestra sobre acidentes com animais peçonhentos – Campus Foz do Iguaçu

Estudantes participam de palestra sobre acidentes com animais peçonhentos

No dia 05 de novembro, alunos e servidores participaram da palestra sobre “Acidentes com animais peçonhentos”, ministrada pelo Capitão Nilson Alves Junior, do Batalhão da Polícia Ambiental de Foz do Iguaçu. Na oportunidade os presentes puderam conhecer os animais mais venenosos, como a cascavel e a jararaca, que é a cobra mais perigosa pois não tem medo de humanos. Também aprenderam que ao ser picado, a pessoa deve lavar o local com água e sabão neutro e acionar o socorro médico. Em caso de precisar levar o paciente até um hospital, certificar-se que neste local tenha o soro antiofídico, e  se possível, levar o animal junto para identificação, pois os soros são específicos para cada gênero de serpente.

Acidentes com animais peçonhentos são comuns

A Organização Mundial da Saúde incluiu os acidentes por animais peçonhentos na lista das doenças tropicais negligenciadas que acometem, na maioria dos casos, populações pobres que vivem em áreas rurais. Em Foz do Iguaçu o órgão que realiza o controle e acompanhamento de animais peçonhentos é o Centro de Controle de Zoonoses, ligado à Secretaria Municipal de Saúde.