IFPR adere ao programa Pé-de-Meia do Governo Federal – Campus Foz do Iguaçu

IFPR adere ao programa Pé-de-Meia do Governo Federal

O IFPR aderiu ao Pé-de-Meia: A Poupança do Ensino Médio, programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público.

O objetivo é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de promover mais inclusão social pela Educação, estimulando a mobilidade social.

A previsão é a de que o primeiro pagamento seja realizado até o dia 26 de março.

Como funciona

Para ser beneficiado pelo Pé-de-Meia, o estudante precisam ter CPF, estar matriculado no Ensino Médio Público, frequentar as aulas, estar inscrito no Cadúnico e no Bolsa Família e ter entre 14 e 24 anos de idade. Não é necesário fazer qualquer tipo de cadastro.

O IFPR enviará ao ao MEC os dados acadêmicos dos seus estudantes até o dia 8 de março. O MEC, por sua vez, fará o cruzamento das informações de matrícula com as informações disponíveis no CadÚnico até o dia 13 de março e encaminhará os dados para abertura de conta bancária e posterior pagamento.

Mensalmente, o Instituto encaminhará ao MEC os dados que comprovam a frequência dos estudantes beneficiados, conforme anexo II da Portaria n.° 84 de 07/02/2024.

Desta forma, é extremamente necessário que os docentes insiram as informações de frequências no sistema acadêmico da instituição.

Sobre o programa:

Pé-de-Meia possui 4 tipos de Incentivos:

• Incentivo-Matrícula: É pago uma vez por ano para cada matrícula registrada no início do ano letivo;
  • Incentivo-Frequência: É concedido com base na frequência mínima escolar de 80% das horas letivas. O pagamento é distribuído em nove parcelas ao longo do ano.
  • Incentivo-Enem: Oferecido aos estudantes matriculados na terceira série do ensino médio que comprovem participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pagamento está condicionado à obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.
  • Incentivo-Conclusão: Destinado aos alunos que concluem os anos letivos do ensino médio com aprovação e participação em avaliações educacionais. O pagamento também depende da obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis nesta página.