IFPR Campus Foz do Iguaçu participa do projeto Café OncoFoz – Campus Foz do Iguaçu

Solidariedade

IFPR Campus Foz do Iguaçu participa do projeto Café OncoFoz

Publicado em

Copiado!

O IFPR – Campus Foz do Iguaçu, dando continuidade às ações de apoio às campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul, participou, nesta quinta-feira (14), das atividades do Projeto Café OncoFoz, ação voluntária que oferece café-da-manhã aos pacientes oncológicos atendidos pelo Hospital Costa Cavalcanti e a seus acompanhantes. Para a ocasião, foi preparada uma mesa bem bonita e farta para atender um público de cerca de 150 pessoas.

A iniciativa foi coordenada pelo Curso Técnico em Cozinha e contou com doações de diversos servidores do Campus. Alunos e professores prepararam os alimentos no Laboratório de Gastronomia e também em suas casas. O cardápio incluiu frutas, sucos naturais, bolos, pães, biscoitos caseiros, patês e tortas salgadas. Além disso, as alunas tocaram violão, contribuindo para deixar o ambiente ainda mais leve e tranquilo.

A ideia do Café OncoFoz partiu da necessidade de se oferecer aos pacientes um ambiente acolhedor e, ao mesmo tempo, incentivá-los a se alimentar, pois muitas vezes o tratamento contra o câncer inibe o apetite. Além disso, muitos dos pacientes e acompanhantes chegam ao hospital ainda de madrugada em jejum.

“Faço quimioterapia a cada 21 dias aqui e sempre que posso participo destes cafés. Acho o projeto maravilhoso, porque a gente chega cedo e passa toda a manhã, às vez o dia todo”, ressalta a paciente Carmen Lujan Martin.

Como ajudar

O Projeto OncoFoz está em atividade há quase dois anos, sempre com ajuda de voluntários. A idealizadora do projeto, Helena Bragagnolo, ressalta que a ideia é reunir o máximo de pessoas e formar uma corrente do bem. Quem quiser colaborar com o projeto pode entrar em contato diretamente com a coordenadora pelo telefone: 99137-4747 (whatsapp).

“Estamos muito felizes em poder colaborar com este projeto tão lindo e tão importante. Não é só um café, é também um momento em que as pessoas confraternizam. Esperamos participar de outras atividades como esta e inspirar outras instituições a também se engajarem”, destaca a professora do curso Técnico em Cozinha, Gislaine Simões.

Topo