IFPR Campus Foz do Iguaçu realiza Audiência Pública – Campus Foz do Iguaçu

PDI 2024 - 2028

IFPR Campus Foz do Iguaçu realiza Audiência Pública

O objetivo foi dar voz à comunidade do Campus e ao público em geral para construir, de forma colaborativa, o Plano de Desenvolvimento Institucional

Nesta terça-feira (30), o Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu realizou a Audiência Pública para construção do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2024-2028. O objetivo foi dar voz à comunidade do Campus e ao público em geral para  construir, de forma colaborativa, o Plano que norteará as ações do Campus para os próximos cinco anos.

O evento contou com a presença de servidores do Campus, estudantes, pais, representantes de instituições parceiras e gestores ligados à Reitoria, entre eles, o reitor Odacir Zanatta, o pró-reitor de Planejamento, Paulo Yamamoto, o diretor executivo do IFPR Nelson de Castro Neto e uma comissão composta por pró-reitores, diretores sistêmicos, coordenadores, além de outros servidores.

O diretor-geral do Campus, Anderson Coldebella, deu início ao evento ressaltando o quanto o Campus cresceu nestes últimos cinco anos, os desafios  superados e os que ainda estão postos. “Com o apoio da comunidade interna, da Reitoria e de nossos parceiros estratégicos, já avançamos bastante nestes quase 15 anos de existência, mas há ainda muito a ser feito. Esta audiência é o momento de renovarmos nossas expectativas e seguirmos ampliando nossa missão de oferecer à sociedade uma educação de qualidade”, destacou o diretor.

Durante o evento, foram apresentados questionamentos, sugestões e demandas referentes aos diferentes eixos temáticos propostos. Entre as solicitações apontadas estavam algumas relacionadas à infraestrutura do Campus, tais como construção de refeitório, reforma do auditório para realização de grandes eventos, promoção da acessibilidade, criação de sala para aplicação de metodologias ativas e outros.

No que diz respeito às políticas acadêmicas e à gestão institucional, foram abordados temas diversos, como a inserção de mais mulheres nos espaços de poder e tomadas de decisão, o apoio às estudantes que sofrem com violência de gênero, atenção especial a cursos com demandas específicas, criação de políticas de internacionalização, entre outros.

O reitor, Odacir Zanatta, falou sobre algumas das conquistas que já têm sido alcançadas ao longo dos anos e enfatizou a importância de fortalecermos nossas relações interinstitucionais em busca da captação de recursos externos e da criação de novos cursos e campi em outros municípios. O gestor se disse orgulhoso pela evolução que o Campus Foz do Iguaçu vem apresentando desde sua criação, em 2008, e acredita que as demandas levantadas são legítimas e ajudarão o Campus a seguir se consolidando como uma referência na região.

Participaram da Audiência Pública os representantes do Parque Tecnológico Itaipu, Luiz Felipe Cavalcanti, Ana Paula Credendio e Luiz Henrique Dias. O evento contou, também, com a presença do vereador Kalito Stoeckl, que compôs a mesa diretiva do evento e ratificou seu compromisso com o IFPR.