IFPR Campus Foz do Iguaçu terá Laboratório de Gastronomia – Campus Foz do Iguaçu

IFPR Campus Foz do Iguaçu terá Laboratório de Gastronomia

O curso Técnico em Cozinha do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu será contemplado com a construção do Laboratório de Gastronomia.O reitor Odacir Zanatta assinou a ordem de serviço.Na ocasião, o reitor do IFPR, Odacir Zanatta, assinou o documento, numa solenidade que reuniu professores, alunos e autoridades. A expectativa é de que o laboratório já esteja concluído em julho de 2019.

O diretor-geral, Nelson de Castro Neto, conduziu a solenidade de assinatura destacando que a construção do Laboratório de Gastronomia é um antigo sonho que se tornará uma realidade em breve. “A obra marca o início de um momento de transformação do nosso Campus, no qual não mediremos esforços para criar novos espaços para os alunos e para a comunidade de Foz do Iguaçu”, ressaltou o diretor.

O reitor Odacir Zanatta enfatizou que o laboratório é uma conquista de extrema importância para o IFPR. “Batalhamos muito para conquistarmos os recursos necessários junto ao MEC para viabilizar a construção deste laboratório. Temos a certeza de que todo o investimento terá o retorno esperado para Foz do Iguaçu e região”, concluiu o reitor.

Com um orçamento de mais de R$1,1 milhão, a obra prevê a construção de uma cozinha demonstrativa – destinada ao desenvolvimento de técnicas gastronômicas; um laboratório de habilidades básicas – funcionando como uma cozinha pedagógica; um laboratório multiuso para panificação, confeitaria e cozinha fria; e um restaurante pedagógico – que simulará um ambiente de um restaurante, com todas as dinâmicas envolvidas. O objetivo é aprimorar a formação técnica dos alunos por meio de atividades práticas na área de Cozinha Quente, Cozinha Fria, Cozinha Brasileira, Cozinha Étnica, Cozinha Contemporânea, Panificação, Confeitaria, entre outras.

De acordo com o coordenador do curso Técnico em Cozinha, Thiago Henrique Lopes, a construção do Laboratório de Gastronomia permitirá ampliar as possibilidades do curso e, consequentemente, diversificar seu público. “Além de pessoas que querem se qualificar numa nova profissão, queremos atrair, cada vez mais, profissionais que já atuam no mercado e oferecer uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional”.

“O Brasil precisa de educação e cultura e é isso o que a gente vê aqui no IFPR. No que depender da Itaipu, estaremos sempre abertos a parcerias”, disse o Diretor Administrativo da Itaipu Binacional, João Pereira dos Santos.

Compareceram, também, ao evento o Diretor de Gabinete da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Karl Stoeckl, o Gestor do Complexo Turístico de Itaipu, Jaime Nelson Nascimento, o secretário municipal de Agricultura, Thiago Kodama, e os engenheiros da obra.

Turismo e Gastronomia – O curso Técnico em Cozinha tem duração de um ano e meio e foi criado em 2011 com o objetivo de capacitar a população da região oeste paranaense, sobretudo de Foz do Iguaçu por seu potencial turístico, para se inserir no mercado de trabalho do setor de serviços, hospedagem e gastronomia. A formação inclui disciplinas práticas e teóricas, visando à formação de um profissional completo. “O técnico formado pelo IFPR não é um fazedor de comida, mas um profissional da área da gastronomia com um perfil diferenciado, com noções de empreendedorismo, inovação, gestão, logística, história, sustentabilidade e outras áreas”, destacou Thiago Lopes. Anualmente, são formados, em média, 25 técnicos, com capacitação para trabalhar em restaurantes, bares, panificadoras, hotéis, bufês e outros.