IFPR Foz e Itaipu Binacional inauguram painel artístico alusivo ao Dia Mundial da Água – Campus Foz do Iguaçu

evento

A inauguração do mural “A Educação Transforma” marcou as comemorações pelo Dia da Água

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu e a Itaipu Binacional promoveram, nesta quinta-feira (22), nas dependências do Campus, uma programação especial para celebrar o Dia Mundial da Água. A iniciativa integrou o Projeto de Extensão “Juventude e Meio Ambiente”, coordenado pela professora do Campus Luciana Graciano, e foi aberta com a inauguração do Painel Artístico “A Educação Transforma”, produzido pelos artistas Alison Paint, Isaac Souza de Jesus e Maurício Santos Carvalho.

É um grande privilégio para nós, como instituição de ensino, receber um mural como este. A ideia é que ele conduza à reflexão sobre como a água é a fonte de tudo e que seu uso irracional já vem gerando desequilíbrios visíveis. Agradecemos a todos que viabilizaram esta linda arte”, ressaltou o diretor-geral do Campus, Anderson Coldebella.

A educadora ambiental da Itaipu Binacional, Lucilei Rossasi, enalteceu o esforço conjunto feito por todos os envolvidos para que o mural se concretizasse e o quanto valeu a pena. “Tudo o que vocês fazem aqui, o que estudam e aprendem é um grande laboratório para a vida e neste painel a gente tentou transmitir um pouquinho de tudo isso. A arte é uma forma de comunicação universal, ela chega em todas as mentes e todos os corações. Essa arte do grafite é uma arte urbana e periférica e trazê-la para este ambiente é muito importante para a valorização dos profissionais e para nossa sensibilidade”.

Momento de formação

A segunda parte da programação foi composta pela palestra “Água, biodiversidade e serviços ecossistêmicos: as bases para o desenvolvimento sustentável”, ministrada pela bióloga Carolina Henn, atuante há 14 anos na Divisão de Reservatório de ITAIPU, na área de monitoramento ambiental, com foco nas comunidades de peixes.

Cerca de 150 estudantes de diferentes cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio participaram da atividade. “Esperamos que os alunos possam conhecer um pouco mais acerca da realidade ambiental da nossa região e, com isso, possam pensar em ações, atividades e outras possibilidades de intervenção para a qualidade ambiental em seus locais de moradia.”, destacou a professora Luciana Graciano.

O álbum completo de fotos está disponível na nossa página do Facebook.

Foto em destaque: Ariberto Metz