IFPR Foz realiza Fase 1 da Olimpíada de Robótica – Campus Foz do Iguaçu

IFPR Foz realiza Fase 1 da Olimpíada de Robótica

Nesta quarta-feira (20), o IFPR Foz do Iguaçu realizou a Etapa I da Olimpíada de Robótica 2023 do IFPR. Ao todo, foram para a pista sete robôs nas modalidades Seguidores de Linha Júnior, cujos robôs são construídos tendo como base a plataforma Lego, e Seguidor de Linha Pro, modalidade em que os estudantes constroem seu robô desde o início, utilizando como controlador uma placa Arduíno.

A organização do evento foi dos professores Jefferson Chaves, Evandro Cantú, Daniel Domenico e do técnico Charles Busarello. As equipes participantes foram:

Robôs Seguidores de Linha Pro (Arduino)

• CyberMarie (Geovana Santos e Julia Beatriz Braga)
  • Senhor Robô (Fernanda Neres e Marcella Eduarda Ferreira)
  • Bidul (Abduljawad Teixeira e Marcelo Amador)
  • Robô(Julia Bretas e Renato Hian)

Robôs Seguidores de Linha Júnior (Lego)

• Louva Deus (Vinícius Brevesteky Teixeira e Walmonn Eduardo Barbosa)
  • RoyerKeys (Felipe Buche e Sarah Giembra)
  • Wall-E (Guilherme Canever e Petrus Mito)

A competição foi muito acirrada, com os robôs andando muito próximos uns dos outros.

O grande campeão foi a equipe Senhor Robô na modalidade Seguidor de Linha Pro e RoyerKeys na modalidade Junior. Vale ressaltar que a aluna Marcella já havia obtido o primeiro lugar no ano passado na modalidade Junior.

A robótica faz parte do projeto de Cultura Maker do Campus, que desde de março de 2023 vem proporcionando aos alunos o uso de ferramentas, instrumentação eletrônica, programação, eletrônica e robótica.