IFPR – Foz realiza II Semana do Meio Ambiente – Campus Foz do Iguaçu

IFPR – Foz realiza II Semana do Meio Ambiente

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, o curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu preparou uma programação especial,  que incluiu palestras, minicursos, dinâmicas e atividades culturais. Outro destaque da programação é a coleta seletiva de lixo eletrônico, que segue arrecadando equipamentos obsoletos, defeituosos ou componentes até o dia 08 de junho.

A abertura do evento ocorreu na manhã desta terça-feira e contou com uma breve fala do diretor de Planejamento e Administração, Flávio Lúcio Alves Pedrosa, e com a exibição de um vídeo com um resumo da vivência acadêmica das duas turmas do curso implantado no ano passado. “Essa Semana foi pensada por vocês e para vocês. Tenho muito orgulho de tudo o que vocês produziram até hoje e espero que a Semana possa complementar, ainda mais, todo esse conhecimento adquirido”, destacou a coordenadora do curso, Kayla Garmus.

A palestra de abertura, intitulada “Energias Renováveis: Solar e Biogás”, foi proferida pelo engenheiro ambiental Claudinei de Almeida Palestra. Na ocasião, ele apresentou alternativas sustentáveis de geração de energia e falou sobre custos de implantação, vantagens e potencialidades de cada fonte renovável. A programação ainda contou com uma dinâmica com dança realizada no Ginásio.

Ainda no dia 05, houve a realização dos minicursos “Uso de resíduos orgânicos municipais para produção de adubo por meio de Compostagem”, ministrado pelos acadêmicos de Engenharia Agronômica, Fernanda Dhein e Jhean Carlos Maran; “Aproveitamento integral de alimentos – Evitando desperdícios”, coordenado pelas professoras do Campus Gislaine Silveira Simões e Eloísa Cola; “Horta em mandala: em busca de saúde e sustentabilidade”, ministrado pelos alunos de Engenharia Agronômica Paulo Henrique Gretter da Conceição e Paulo Augusto Labiak.

Programação da quarta-feira – Na manhã do dia 06, houve uma confraternização com comidas típicas juninas levadas pelos alunos. Em seguida, houve uma palestra conduzida pela psicóloga e professora da UDC, Nandra Martins Soares. Durante o evento, ela abordou alguns dos principais conflitos na adolescência e formas de tentar superá-los. Os alunos participaram ativamente com perguntas e comentários sobre temas como ansiedade, depressão e auto-confiança.

A programação seguiu com uma palestra inspiradora proferida pelo técnico ambiental argentino, Fernando Foletto, que destacou sua experiência como guarda-parque em Misiones, na Argentina. Entre outros assuntos, ele falou sobre desafios da profissão, possibilidades de atuação profissional, legislação e a importância do técnico seguir sempre estudando e se atualizando na área.

Para finalizar a semana, a doutora em Engenharia Agrícola, Francielly Torres dos Santos, ministrou palestra técnica cujo tema foi o panorama da geração de resíduos orgânicos agroindustriais e a compostagem como alternativa de tratamento.

“Foi uma semana muito produtiva. Tivemos oportunidade de aprender coisas novas e aprofundarmos assuntos dos quais já tínhamos algum conhecimento. Foi muito gostoso também participar dos momentos de integração e lazer.”, ressaltou a aluno do segundo ano, Deborah Chaves Coelho.