IFPR lança edital para curso gratuito “Educação Bilíngue de Surdos: Especificidades da Prática Pedagógica Bilíngue e Bicultural” – Campus Foz do Iguaçu

EXTENSÃO

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, publicou, nesta terça-feira (13), o Edital Nº70 que prevê a oferta de 25 vagas para o Curso de Extensão gratuito “Educação Bilíngue de Surdos: Especificidades da Prática Pedagógica Bilíngue e Bicultural”. A capacitação é resultado da parceria entre o IFPR e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão – Secadi/MEC e será ofertada por meio da Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação – Programa Renafor. As inscrições estarão abertas de 16 de agosto a 06 de setembro.

Podem se inscrever professores, gestores e profissionais vinculados à educação básica da rede pública atuantes no estado do Paraná (esferas municipal, estadual e federal), incluindo também os profissionais vinculados às escolas bilíngues conveniadas.

Entre os principais objetivos do curso estão capacitar os participantes para a abordagem multidisciplinar da Educação Bilíngue de Surdos, contribuir para a formação de uma comunidade de professores e pesquisadores engajados nessa área, promover a equidade na educação pública, desenvolver formação continuada de profissionais da educação básica e apoiar o processo de educação bilíngue e inclusiva nas instituições de ensino públicas do Paraná.

O curso possui carga horária total de 90 horas, sendo 24 horas presenciais e 66 horas na modalidade a distância. As aulas terão início em setembro, com período de execução de 17/09 a 16/12/2024. As atividades presenciais serão ministradas nas terças e quintas-feiras, das 18h às 22h, no IFPR Campus Foz do Iguaçu, localizado na Avenida Araucária, nº 780, Bairro Vila A.

As inscrições serão realizadas por meio de formulário eletrônico disponível no endereço https://forms.gle/fYW2vMDSb7r8JvpU9. As 25 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição até que o limite máximo de inscritos seja alcançado. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher as informações solicitadas e anexar os seguintes documentos digitalizados em formato PDF:

Cópia do RG (ou carteira de habilitação);

Cópia do CPF (ou carteira de habilitação);

Comprovante de residência;

Documento comprobatório de vínculo com a rede pública de educação (contracheque ou declaração).

Informações no endereço eletrônico https://ifpr.edu.br/foz-do-iguacu/renafor/.