IFPR realiza palestra sobre criminalidade e papel da polícia na sociedade – Campus Foz do Iguaçu

IFPR realiza palestra sobre criminalidade e papel da polícia na sociedade

O Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Foz do Iguaçu realizou, nesta quarta-feira (25), a palestra “Criminalidade e a representação social do policial”, ministrada pelo bacharel em Direito e agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ricardo Dias Pereira.

O evento foi promovido pelo professor de Sociologia, Franco Ezequiel Harlos, e direcionado aos alunos dos terceiros anos dos cursos técnicos em Edificações e Informática. De acordo com o professor, a iniciativa de realizar o evento surgiu do fato de ele estar trabalhando com os alunos o tópico “Sociologia do Crime” e a palestra poderia, portanto, ajudar a complementar o conteúdo dado em sala.

Durante a palestra, o policial falou sobre diferentes temáticas ligadas à criminalidade, abordando, num primeiro momento, a situação em Foz do Iguaçu e apresentando dados sobre como a evasão escolar está intrinsecamente ligada aos altos índices de criminalidade na Tríplice Fronteira. Outro tópico abordado foi a formação do policial e sua atuação profissional que, segundo Ricardo Dias, ainda são marcadas pela preparação militar e pelo distanciamento da sociedade. “A formação voltada ao uso da força afasta o policial das demandas sociais do dia-a-dia e isso precisa ser mudado”, destacou o agente da PRF.

A participação dos alunos foi intensa, com perguntas envolvendo diversos assuntos, como contrabando, legalização das drogas, abordagem policial, Direitos Humanos e outros. Para a aluna Maria Eduarda Marino, a palestra complementou bastante o que tem sido estudado em Sociologia. “Tudo o que ele falou reforça os conteúdos teóricos que estamos estudando, como, por exemplo, a ‘Teoria do Fracasso’, na qual as condições de vida extremamente desfavoráveis de determinada pessoa contribuem para que ela entre numa vida de criminalidade”, justificou a estudante do 3o ano de Informática.

Sobre o palestrante – Ricardo Dias Pereira possui graduação em Direito pela Universidade Paranaense (2005), especialização em Segurança Pública pela União Dinâmica Cataratas (2009), especialização em Ciência Política, estratégia e planejamento com ênfase em fronteiras pela ESIC – Business & Marketing Scholl, em parceria com ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e IDESF – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (2017). Atualmente é policial rodoviário federal – Polícia Rodoviária Federal. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Segurança Pública.