Inscrições abertas para os Projetos de Ensino 2018 – Campus Foz do Iguaçu

Inscrições abertas para os Projetos de Ensino 2018

Estão abertas, até o dia 29 de março, as inscrições para os Projetos de Ensino 2018 ofertados pelo Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu. As vagas são disponibilizadas para cursos nas áreas de Biologia, Meio Ambiente, Informática e Automação.

Os projetos são atividades extra-curriculares que complementam a formação do aluno. Cada projeto destina-se a um público diferente. Com duração de 20 horas, o Curso sobre Arduíno e Eletrônica de Interface com o Mundo Físico”, por exemplo, destina-se a professores e alunos do IFPR ligados a quaisquer cursos. Nele, serão abordados aspectos da programação e do hardware do Arduíno, envolvendo o controle de dispositivos eletrônicos através de suas interfaces digitais e analógicas. “Esperamos despertar o interesse dos participantes na utilização desta tecnologia em projetos multidisciplinares envolvendo automação e robótica, mostrando também o caráter de autodidatismo que a plataforma proporciona”, explica o coordenador do curso, professor Evandro Cantú.

Já o cursoManejo de hortas urbanas, compostagem de lixo doméstico e plantio de mudas”, de 40 horas, destina-se, prioritariamente, a alunos do curso Técnico em Meio Ambiente. Coordenado pelo professor Lucas Perucci, o projeto pretende integrar conteúdos teóricos e práticos para a produção de uma horta orgânica e plantio de mudas no campus. Além disso, atuará no aproveitamento dos resíduos orgânicos do campus, estabilizados por vermicompostagem, com seu aproveitamento para a produção de plantas medicinais, alimentícias e ornamentais.

Coordenado pela professora Fernanda Rubio, o projeto Aquisições de coleções didáticas botânicas para o Laboratório de Biologia” (40 horas) prevê a inserção de estudantes do Ensino Médio nas práticas da pesquisa e do ensino, por meio da aquisição de amostras biológicas para a montagem de coleções didáticas para o Laboratório de Biologia. Segundo a coordenadora, o projeto contribuirá para a formação de futuros pesquisadores, permitindo que o aluno se envolva ativamente na construção de um ambiente de laboratório mais atrativo e completo para a comunidade do Campus e para a sociedade em geral.

O projeto coordenado pela professora Luciana Graciano, intitulado Pesquisa e confecção de material didático para o ensino de Biologia para aluno com Deficiência Visual” (40 horas), tem por objetivo envolver os participantes no desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de Biologia direcionados aos alunos com deficiência visual. A ideia é confeccionar recursos didáticos com materiais de papelaria, materiais reciclados, com impressora 3D e Braille. Podem participar alunos do ensino médio que estejam cursando o componente curricular de Biologia e alunos que cursam licenciatura.

Confira mais sobre os cursos aqui.