Inscrições para o ENEM 2012 podem ser feitas até sexta – Campus Foz do Iguaçu

Inscrições para o ENEM 2012 podem ser feitas até sexta

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) poderão se candidatar a vagas nos cursos superiores do IFPR; Interessados em obter Certificação do Ensino Médio na instituição também devem fazer a prova

Encerra-se na próxima sexta-feira (15) o período de inscrições para a edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O desempenho na prova, que tem como objetivo realizar uma avaliação unificada dos egressos de nível médio das escolas públicas e particulares do país, é a porta de entrada para os cursos superiores em diversas instituições públicas de ensino superior e um dos requisitos para alcançar as bolsas de estudos em ações como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Programa Ciências Sem Fronteiras e em financiamentos estudantis.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.enem.inep.gov.br. Para arealização da inscrição, o candidato deve informar o número de identidade e de CPF próprios. As inscrições tem o custo de R$ 35. Os estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou aqueles que declararem carência sócio-econômica podem pedir a isenção do pagamento desta taxa.

A expectativa do Instituto Nacional de Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), responsável pelarealização do Exame, é que mais de 6 milhões candidatem-se ao ENEM em 2012.

Ensino Superior

Os candidatos do ENEM podem utilizar a nota obtida no teste para candidatar-se às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). Para o ingresso em cursos de graduação no primeiro semestre de 2012, 91 universidades, institutos federais, fundações e centros de educação tecnológica ofereceram mais de 108 mil vagas.

Uma destas instituições foi o Instituto Federal do Paraná (IFPR), que destinou 340 vagas, 50% do total da oferta para o primeiro semestre de 2012, ao SiSU. Segundo dados fornecidos pela Diretoria de Ensino Superior ligada à Pró-Reitoria de Ensino do IFPR, a instituição vai selecionar candidatos aos cursos superiores para ingresso no 1º Semestre de 2013 por meio do SiSU. No entanto, ainda não há uma definição do percentual e número de vagas que serão oferecidos.

Certificação do Ensino Médio

Já, os candidatos interessados em usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverão indicar,  no ato da inscrição, a instituição certificadora que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.

O Instituto Federal do Paraná é uma das instituições autorizadas a fornecer a certificação do Ensino Médio tendo como base a nota do ENEM no Estado. A solicitação poderá ser feita, através da apresentação da nota do Enem 2012, em qualquer um dos câmpus do IFPR.

Provas

As provas do Enem serão realizadas nos dias 03 e 04 de novembro de 2012. No primeiro dia, o estudante terá 4h e 30min para responder duas provas de 45 questões cada nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No segundo dia, o estudante terá 5h e 30 min para responder outras duas provas, contendo igualmente 45 questões cada, na área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática, além de produzir uma redação.

O cartão de acompanhamento da inscrição será enviado ao candidato até o dia 26 de outubro de 2012, no endereço informado na inscrição. O documento também poderá ser impresso no espaço destinado ao acompanhamento da inscrição no site do INEP.

O gabarito oficial será liberado para consulta no dia 07 de novembro de 2012. As notas dos candidatos estarão disponíveis para consulta no dia 28 de dezembro de 2012