Instituições se unem e lançam programa piloto “Trilha do Empreendedorismo” – Campus Foz do Iguaçu

Instituições se unem e lançam programa piloto “Trilha do Empreendedorismo”

Instituições de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento de Foz do Iguaçu se uniram e lançaram, na última segunda-feira (01), o Projeto Piloto “Trilha do Empreendedorismo”, iniciativa voltada à disseminação da cultura da inovação e à educação empreendedora. A aula inaugural do Programa ocorreu na Unioeste e envolveu estudantes de cursos noturnos das universidades parceiras.

O projeto foi idealizado em 2023 pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do IFPR, Unila e Unioeste e foi apresentado, em 2024, ao Grupo de Trabalho Educação Empreendedora do Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal (CGDM)  – que reúne diferentes instituições do município – e, assim, aglutinou mais parceiros.

A chefe da Seção de Inovação e Empreendedorismo do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, professora Lauisa Barbosa, explica que a ideia é atender a uma demanda dos próprios estudantes por um ensino de empreendedorismo mais dinâmico, não ancorado exclusivamente em aulas expositivas e tradicionais. “Com o apoio de alguns parceiros, como Sebrae e PTI,começamos a promover ações de empreendedorismo, como jornadas, hackatons e oficinas, bem como incentivar a participação em eventos realizados pelo ecossistema SRI – Iguassu Valley. A partir daí, observamos que os alunos se sentiam muito mais motivados a transformarem suas ideias em produtos e processos inovadores”.

Capacitação e mentoria

Ao longo da formação, os graduandos receberão todo o suporte e a atenção de consultores e mentores do Sebrae, do PTI, da ACIF, do SRI, da PARIMPACTO e outros agentes institucionais. O grande diferencial é que, ao final da disciplina, os estudantes poderão ter seus negócios incubados, ou na incubadora Santos Dumont ou direcionados para alguma outra incubadora.

No IFPR, estudantes dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gastronomia, Técnico em Gastronomia e Engenharia de Aquicultura cursam a disciplina de “Empreendedorismo e Inovação” e receberão a capacitação promovida pela Trilha do Empreendedorismo no segundo semestre deste ano.