IV Café com Sociologia é realizado no Campus Foz do Iguaçu – Campus Foz do Iguaçu

IV Café com Sociologia é realizado no Campus Foz do Iguaçu

Na manhã de ontem (05), foi realizado o IV Café com Sociologia Viva no IFPR – Campus Foz do Iguaçu. O evento objetivou incitar a aprendizagem dos elementos centrais da pesquisa sociológica, fomentar o interesse pela pesquisa sociológica e destacar produções acadêmicas dos alunos.

Essa edição teve a participação dos alunos do 1º ano do curso Técnico em Informática e do 1º ano Misto (alunos do Técnico em Informática e do Técnico em Edificações).

O projeto, coordenado pelo Professor Dr. Franco Ezequiel Harlos, foi desenvolvido em cinco etapas: 1. em um primeiro momento apresentou-se aos alunos noções básicas de metodologia de pesquisa em Ciências Sociais; 2. na sequência os alunos elaboraram  projetos de pesquisa (objetivos, problema, método e questionários); 3.  posteriormente os alunos coletaram dados aplicando questionários e/ou entrevistas para pessoas de grupos sociais diversos; e,  por fim, 4. os alunos produziram e apresentaram relatos de pesquisa no formato pôster-resumo.

De acordo com professor coordenador do projeto, em 2016 será publicado um ebook contendo os resumos de pesquisas apresentadas no evento e abordando a importância da pesquisa como método de ensino para estudantes do Ensino Médio.

Confira as fotos da atividade em nossa página do Facebook.