IV Feira de Estágios do IFPR-Campus Foz do Iguaçu – Campus Foz do Iguaçu

IV Feira de Estágios do IFPR-Campus Foz do Iguaçu

Nos dias 24 e 25 de maio de 2016, foi realizada a quarta edição da Feira de Estágios do IFPR – Campus Foz do Iguaçu. O evento teve programação de palestras e relatos de experiências práticas e profissionais para os alunos dos cursos Técnicos em Edificações, Informática, Hidrologia, Cozinha e Aquicultura.

Na manhã do dia 24/05, os estudantes do Técnico em Edificações prestigiaram o depoimento de experiência prática dos técnicos egressos do IFPR, Crislaine Bruning e Renan Cunha da Cruz, e palestras técnicas com o engenheiro civil Silvio Carvalho do Prado e a técnica em edificações da Infraero, Rosilene Rodrigues. À tarde, a programação foi voltada às atividades recreativas das Olimpíadas de Edificações. Os alunos do curso Técnico em Hidrologia participaram, no período da tarde, das palestras “Metais Pesados e ecossistemas aquáticos”, com a Engenheira Ambiental Sabrina Kerkhoff, e “Uso de zona de raízes como alternativa para o tratamento de esgoto doméstico e dejetos suínos em área rural”, com o Engenheiro Agrônomo Jonas Rodrigo dos Santos. No mesmo período os alunos do curso Técnico em Informática realizaram visita técnica em diversos espaços do Parque Tecnológico Itaipu, acompanhados pelos professores e por Mariza Miygawa Mezomo de Souza/FPTI. À noite, os alunos do curso Técnico em Aquicultura participaram da palestra “Perspectivas da Psicultura Regional”, ministrada pelo prof. Dr. da Unioeste/Toledo, Aldi Feiden, e acompanharam o relato de experiência profissional da Técnica em Aquicultura da empresa Psicultura Sgarbi, egressa do IFPR, Ivone Bez.

No dia 25/05, no período da manhã, os alunos do curso Técnico em Cozinha participaram das palestras “Relatos de Vivências Profissionais: Carreira e Estágio” e “Food Truck: Desafios e Oportunidades”, ministradas pelo empresário Felipe Benvenuto Façanha de Sá, proprietário do Mamute Food Truck, e logo após ocorreu a Visita Técnica ao Food Truck.

A Feira de Estágios, coordenada pelo Chefe da Seção de Estágios e Relações Comunitárias, Bruno Erno Steckling, e coordenadores de curso, tem como objetivo fomentar a aproximação dos estudantes ao mundo do trabalho, através de trocas de experiências com empresas, profissionais, instituições de ensino da região, intermediadores de estágios, docentes e estudantes.