Em defesa do projeto de integração latino americana da UNILA – Campus Foz do Iguaçu

Em defesa do projeto de integração latino americana da UNILA

A vocação da Universidade Federal da Integração Latino Americana, conforme apresentado em seu sítio Internet, é de ser uma universidade que contribua para a integração latino-americana por meio do conhecimento humanístico, científico e tecnológico, e da cooperação solidária entre as instituições de ensino superior, organismos governamentais e internacionais. Entretanto, existem tentativas de parlamentares de mudarem o perfil da universidade, transformando-a em uma de caráter universidade regional, como outras já existentes no oeste do Paraná. Como instituição parceira do IFPR em Foz do Iguaçu, consideramos um retrocesso inadmissível estas propostas de mudança do perfil da UNILA. Destacamos que a implantação da UNILA trouxe contribuições importantes para a cidade, para a região oeste do Paraná e para o Brasil, atraindo professores e estudantes de diferentes regiões do país e de diferentes países da América Latina, enriquecendo culturalmente a cidade e impulsionando a vocação científica e tecnológica da região.

Foz do Iguaçu, 18 de agosto de 2017.

Nelson de Castro Neto
Diretor Geral
Campus Foz do Iguaçu

* Nota discutida e aprovada no CODIC (Colégio Dirigente do Campus).