Parceria do Câmpus promove Sustentabilidade – Campus Foz do Iguaçu

Parceria do Câmpus promove Sustentabilidade

Na última segunda (02) aconteceu mais uma etapa do convênio entre o Instituto Federal do Paraná, Itaipu Binacional, Prefeitura e Colônia de Pescadores Z12. No câmpus Foz do Iguaçu foi utilizado o despolpador (máquina que retira a espinha dos peixes e separa a carne – polpa) para transformar a cabeça e carcaça do peixe Pacu em um produto, através do qual podem ser feitos hambúrguer, macarrão e até bolo de chocolate, isto porque o sabor não fica no alimento, porém tem um alto valor nutritivo. O interessante da iniciativa é que essas partes do peixe seriam descartadas.

O Engenheiro Agrônomo da Itaipu, André Luiz Watanabe, contou que a empresa oferece a máquina (despolpador) e demais equipamentos, logística e apoio técnico. O mesmo disse que o produto gerado também é utilizado para merenda escolar do município, através Programa de Aquisição de Alimentos (PAA),  e que a Itaipu sempre busca parcerias com comunidades e instituições em todas suas atividades,  proporcionando a capacitação técnica para quem precisa.

O pescador da colônia Z12, Estevan Martins de Souza, falou que esse convênio vem agregar valor no conjunto geral da produção e que ele obteve qualificação, aumentando  seu rendimento. Para o pescador a parceria “veio para fechar um ciclo, promover a inclusão social e aplicar a missão do Instituto”. Ainda salientou que todo o custo gasto com a produção dos peixes foi recuperado com a venda do subproduto,  e  lembrou da sustentabilidade promovida pelo processo, pois tudo iria ser descartado.

Alderico Coltro, técnico especializado da Itaipu, expôs que foi realizado um levantamento no qual perceberam que alguns peixes, como piranha e arraia, eram descartados, pois não tinham venda. Por isso propuseram processar e colocar a poupa a venda, que pode ser vendida a 14 reais o quilo, fazendo muita diferença para os pescadores da colônia. Quanto ao peixe Pacu, que foi processado nesse dia, disse que ficou muito feliz em verificar como as partes que antes eram descartadas, após realizados os cortes nobre, estavam limpas e com qualidade. E destacou a importância de quantas pessoas vão se beneficiar com a iniciativa.  Alderico comentou ainda que a cabeça e a cauda são as partes mais saborosas dos peixes, pois é onde há mais circulação sanguínea,  sendo as áreas onde o peixe mais se movimenta.