PPP do IFPR Foz do Iguaçu está disponível para consulta pública – Campus Foz do Iguaçu

Consulta Pública

PPP do IFPR Foz do Iguaçu está disponível para consulta pública

Até o dia 20 de abril, o Projeto Político Pedagógico (PPP) do IFPR Campus Foz do Iguaçu 2019/2020 estará disponível para consulta pública. O documento foi elaborado/readequado por uma Comissão composta por servidores (professores e técnico-administrativos) e membros da comunidade acadêmica e civil.

Para aprimorar e legitimar o documento, a comunidade interna e externa é convidada a contribuir com sugestões por meio do formulário disponível aqui.

A coordenação do processo de atualização/construção do novo PPP foi de responsabilidade da Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Adriana Stefanello Somavilla; do Coordenador de Ensino Luciano Marcos dos Santos; e do pedagogo Celso Cristofoli da Silva.

“Este documento é fruto do profissionalismo, dedicação e disposição de várias pessoas. Convidamos a comunidade em geral para contribuir com sugestões ao conteúdo, referências e outros aspectos que ainda não foram contemplados ou desenvolvidos no documento. A participação de todas e todos em seu aprimoramento é essencial para o processo”, ressalta a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Adriana Somavilla.

O que é o PPP?

O PPP é um documento de suma importância que orienta todas as ações administrativas e pedagógicas da instituição. Basicamente, é um guia a ser seguido pela instituição avaliando o que foi feito e projetando mudanças por meio de propostas inovadoras. É no PPP que a instituição se manifesta sobre o tipo de ação educativa que ser quer realizar. Por esse motivo, sua construção deve ser coletiva.

O PPP do IFPR – Campus Foz do Iguaçu foi finalizado em 2017, havendo a necessidade de sua atualização, em função de uma série de mudanças, como o aumento do número de alunos e servidores, ampliação de cursos, reestruturação da gestão, entre outros.

Legislação

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que, em seu artigo 12, estabelece a construção do PPP, no sentido de reconhecer a capacidade da escola de elaborar e executar sua proposta pedagógica, baseada nos princípios norteadores de igualdade de condições para acesso e permanência do aluno na escola, qualidade da educação, gestão democrática, liberdade, autonomia e valorização dos profissionais da educação.

Assim sendo, este documento sintetiza os objetivos, a proposta pedagógica, políticas de Assistência Estudantil, ações de educação inclusiva, diretrizes para a gestão voltadas à formação de professores e técnicos, entre outras cujo objetivo é alcançar o máximo potencial do nosso Instituto.

Consulta pública para contribuições ao PPP do IFPR – Campus Foz do Iguaçu
Data: