Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação publica editais do Pibic, Pibic-Jr e Pibex – Campus Foz do Iguaçu

A Proepi torna públicos, nesta terça-feira, o Edital Nº 15/2015, referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr), e o Edital Nº 16/2015, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Além disso, o Edital Nº 14/2015, referente ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), já havia sido lançado no dia 29 de outubro. As inscrições para todos eles seguem até o dia 30 de novembro de 2015.

O Pibic-Jr do IFPR é destinado a estudantes do Ensino Técnico Integrado, Subsequente e Concomitante; já o Pibic é destinado a alunos do Ensino Superior do Instituto. Os programas, cujas bolsas têm vigência de março de 2016 a fevereiro de 2017, têm por finalidade despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais mediante a participação em atividade de pesquisa orientada por pesquisador qualificado.

O Edital Nº 15/2015 contém as normas para seleção de projetos de iniciação científica dos Cursos Técnicos de Nível Médio, a serem apoiados com bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Programa de Bolsas para Iniciação Científica Júnior da Fundação Araucária (Pibic-Jr/FA) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior do IFPR (Pibic-Jr/IFPR). Já o Edital Nº 16 trata da seleção de projetos de iniciação científica dos Cursos de Graduação do Instituto, a serem apoiados com bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFPR (Pibic/IFPR).

Sobre o Edital Nº 15/2015

Para o Pibic-Jr, serão ofertadas bolsas para alunos regularmente matriculados nos Cursos Técnicos ofertados pelo IFPR em qualquer um de seus campi. Serão concedidas até 2 bolsas para cada projeto de pesquisa, cujo valor é de R$ 350,00. Esses valores serão repassados mensalmente aos bolsistas mediante envio de ficha de frequência mensal, de acordo com orientações do item 4.1.11 do edital. A vigência das bolsas é de 12 meses, de março de 2016 a fevereiro de 2017.

No ato da inscrição da proposta, os servidores deverão enviar para o e-mail dipe.bolsa@ifpr.edu.br os seguintes documentos, não sendo aceitas propostas enviadas fora dos modelos anexos ao edital:

1. a) uma cópia, em formato PDF, do projeto de pesquisa (submetido ao Cope) e plano de trabalho para o aluno, com identificação do pesquisador (anexo I do edital);
  2. b) uma cópia, em formato PDF, do projeto de pesquisa (submetido ao Cope) e plano de trabalho para o estudante, semidentificação pessoal e do campus (anexo II);

Também poderá ser submetido o mesmo projeto aprovado e contemplado com bolsa no Edital Proepi Nº 22/2014 – Pibic-Jr, com solicitação de renovação, conforme o item 3 da proposta (anexo I).

O Edital Nº 15/2015 deve ser lido na íntegra, com atenção, pois possui todas as informações sobre o programa. Em caso de dúvida, deve-se entrar em contato com a Diretoria de Pesquisa e Inovação da Proepi pelo e-maildipe.bolsa@ifpr.edu.br.

Sobre o Edital Nº 16/2015

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Federal do Paraná (Pibic/IFPR) oferta bolsas para estudantes regularmente matriculados nos Cursos Superiores de graduação ofertados pelo IFPR em alguns de seus campi. Será concedida somente 1 (uma) bolsa por projeto de pesquisa. A vigência das bolsas é de 9 meses, de março de 2016 a dezembro de 2016. O valor das bolsas é de R$ 400,00 e será depositado na conta corrente do bolsista, no Banco do Brasil.

No ato da inscrição da proposta, os servidores deverão enviar para o e-mail dipe.bolsa@ifpr.edu.br os seguintes documentos:

1. a) uma cópia, em formato PDF, do projeto de pesquisa (submetido ao Cope) e plano de trabalho para o estudante, com identificação do pesquisador (anexo I do edital);
  2. b) uma cópia, em formato PDF, do projeto de pesquisa (submetido ao Cope) e plano de trabalho para o estudante, semidentificação pessoal e do campus (anexo II).

Poderá ser submetido o mesmo projeto aprovado e contemplado com bolsa no Edital Proepi Nº 21/2014 – Pibic, com solicitação de renovação, conforme o item 3 da proposta (anexo I).

O Edital Nº 16/2015 deve ser lido na íntegra; em caso de dúvida, entrar em com a Dipi pelo e-maildipe.bolsa@ifpr.edu.br.

Sobre o Edital Nº 14/2015

O Pibex tem por finalidade apoiar o desenvolvimento de projetos que dialoguem e contribuam com a sociedade, além de envolverem estudantes em demandas reais da comunidade externa ao IFPR. Aos alunos selecionados pelos projetos aprovados serão destinadas bolsas de R$350,00, com vigência de abril a dezembro de 2016, totalizando 9 parcelas. Para a inscrição, os proponentes deverão preencher o formulário eletrônico disponível aqui, além de enviar a proposta de extensão preenchida para o e-mail diext.proepi@ifpr.edu.br, conforme o Anexo I, em dois formatos digitais: um arquivo “doc” e outro arquivo “pdf”.

O cronograma completo encontra-se na seção 11 do edital, o qual deve ser lido na íntegra. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato com a Diretoria de Extensão, Inclusão e Cultura pelo e-mail diext.proepi@ifpr.edu.br.

Todos os editais e informações sobre estes e outros programas da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação podem ser encontradas na página do setor.