Professor Moçambicano faz palestra sobre a História de Moçambique no contexto da África – Campus Foz do Iguaçu

Esteve no IFPR/Câmpus Foz do Iguaçu o Professor Ilidio Macaringue, realizando duas palestras com os alunos dos segundos anos dos cursos Técnico em Edificações e Técnico em Informática.

Macaringue é Licenciado em Ensino de Portuguesa pela Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), pós-graduado em Língua Portuguesa e Literaturas de Expressão Portuguesa pela Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente é Professor da Universidade Pedagógica Sagrada Família (Moçambique) e está em Foz do Iguaçu como aluno do Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Unioeste, através do acordo de cooperação entre Brasil e Moçambique e entre a Unieste e a UPSF.

Convidado pelo Professor de história Leonir, professor de história do IFPR e colega no Mestrado, Macaringue falou sobre os mitos criados pelo imaginário social sobre a África e um breve histórico social, político, geográfico e econômico do continente africano, bem como, de Moçambique. Destacando o colonialismo do século XV ao século XVIII, o neocolonialismo do século XIX, processos de independência dos países africanos e as guerras civis, apartheid na Africa do Sul e um panorama atual da situação social, cultural e econômica do continente africano.

Os alunos ficaram impressionados, que através de um africano, puderam conhecer melhor um continente que sempre viram de maneira superficial nos bancos escolares, num contexto da história europeia ou brasileira criando um imaginário de pobreza e escravidão. No entanto, Macaringue mostra o outro lado da Africa, suas belezas, riquezas, seu desenvolvimento social e a consolidação da liberdade e democracia no continente.