Professores do IFPR são selecionados em Programa Conectadel – Campus Foz do Iguaçu

Professores do IFPR são selecionados em Programa Conectadel

Cinco servidores do Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu foram selecionados para participar do Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social e Inovação (Conectadel – Inovação).

O objetivo é fomentar, entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT’s), Universidades e Empresas da região, o desenvolvimento de soluções e de apoio a laboratórios e centros de pesquisa, tecnologia e inovação. Para o cofinanciamento das propostas selecionadas, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Fundação Araucária destinarão até R$ 100 mil por projeto, desde que os projetos sejam elaborados com pelo menos três entidades proponentes e com a participação de um dos alunos do curso, conforme critérios estabelecidos no edital. Essas entidades devem realizar a contrapartida econômica ou financeira para complementar 50% do projeto.

O Conectadel – Inovação é uma iniciativa da Itaipu Binacional, por meio do Parque Tecnológico Itaipu PTI), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná (SRI-Oeste). O programa prevê a capacitação dos participantes e o financiamento de projetos ligados à inovação. Pelo IFPR – Campus Foz do Iguaçu, foram selecionados os professores Itamar Pena Nieradka, Nelson de Castro Neto, Evandro Cantú Alcione Benacchio e Arcângelo Signor, que serão capacitados para se tornarem agentes promotores da inovação e do desenvolvimento.

A expectativa é de que haja intercâmbio de experiências entre os atores participantes e o co-financiamento de projetos pilotos selecionados. Segundo explica o Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia do IFPR – Foz do Iguaçu, Itamar Pena Nieradka, a participação dos servidores no Programa resultará em importantes benefícios para o Campus, já que foram aprovados professores de diferentes áreas. “O Conectadel é uma opção a mais de editais, além dos já ofertados pelo CNPq e Fundação Araucária. Por meio do curso, será possível criar parcerias com empresas da região com objetivo de fomentar novos projetos”, explica o coordenador.