Projeto de Pesquisa abre inscrições para seleção de Bolsista Pibic de Engenharia de Aquicultura
Publicado em
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão, está com inscrições abertas, até 26/08/2024, para seleção de um (a) bolsista para atuar no projeto “Influência de diferentes níveis de hidrolisados de fígado de aves no processamento e na estabilidade de rações extrusadas para tilápia”, no âmbito do o Programa Institucional de Bolsas PIBIC/PIBIC-JR – IFPR.
As inscrições podem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSekP6NDpYa40sEI0VqWL3FEQLwVRtwZXkQiGqnTYvIKTpIHxg/viewform .
Os critérios de seleção são:
Participação em projetos (classificatório);
Motivação em participar do projeto, demonstrando entendimento da proposta e suas habilidades e afinidades com o tema proposto, bem como tempo disponível para participação (classificatório);
Disponibilidade de horários para participar do projeto (classificatório).
A bolsa tem vigência de 12 meses, com período previsto de 16/09/2024 a 15/09/2025. O valor é de R$ 700,00 mensais. Para concorrer, o estudante deve estar regularmente matriculado no curso de Engenharia de Aquicultura do IFPR/Foz do Iguaçu; estar cursando ou cursado o componente curricular de Nutrição de Organismos Aquáticos; Não possuir vínculo empregatício ou usufruir de qualquer outra modalidade de bolsa durante o período de vigência da bolsa pleiteada; Possuir 20 horas semanais disponíveis para o projeto; Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
A orientação é do professor Arcângelo Signor.
Resumo do Projeto
As rações representam elevado custo na tilapicultura chegando a 65% dos custos da produção. A busca, por alimentos alternativos com bom perfil biológico em níveis nutricionais, é incessante pelos nutricionais e formuladores de rações para peixes, neste cenário, surgem os produtos biotecnológicos conhecidos como hidrolisados proteicos, que apresentam elevada disponibilidade dos nutrientes, promovido pela hidrolise, que quebram os peptídeos em cadeias de aminoácidos mais curtas. Contudo, a adição de hidrolisado em rações extrusadas (rações que permanecem na superfície da água) exige umidade, pressão e calor para gelatinizar o amido, promovendo a expansão de pellets. Durante o processo os hidrolisados em função de sua reestruturação na cadeia química sofrida pela hidrolise, apresenta problemas sofridas pelo calor, transtornos estes que devem ser investigados, visando proporcionar mais eficiência dos equipamentos, mantendo a qualidade físicas das rações. Neste sentido, o presente trabalho objetiva avaliar o custo energético, eficiência de produção e composição físico-química de rações extrusadas com diferentes níveis de hidrolisados de fígado de aves em rações para a tilápia do Nilo.