Publicado em
Um grupo de estudantes e professores do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) participaram, na última terça-feira (24), de uma atividade extensionista na Escola Municipal do Campo Brigadeiro Antônio Sampaio, localizada no bairro rural Alto da Boa Vista, em Foz do Iguaçu. A ideia é partilhar conhecimentos e unir esforços para auxiliar na formação continuada de professores.
A ação resulta dos projetos “Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e a língua estrangeira moderna: uma prática inclusiva e flexível” (Extensão) e “A implementação da metodologia de sala de aula invertida nas aulas de inglês no IFPR” (Pesquisa), coordenados pela professora Patrícia de Lara Ramos e pelo Professor Denis Antonio Silva, os quais são desenvolvidos em parceria com os projetos “Produção de objetos digitais pedagógicos” (extensão) e “As tecnologias digitais no contexto educacional” (pesquisa), coordenados pela Professora Julia Granetto (Unila).
O grupo é composto por oito estudantes do IFPR e cinco da Unila e tem como principais objetivos pesquisar e compreender os recursos tecnológicos utilizados em sala de aula, especialmente no âmbito do ensino público; verificar aspectos relacionados à formação inicial e continuada dos professores da rede municipal e estadual diante da temática das tecnologias digitais e produzir objetos digitais que possam contribuir para o processo educacional.
“Tivemos a oportunidade de discutir os objetos digitais que serão desenvolvidos pelos alunos do IFPR em parceria com os da Unila para aplicação nas turmas da escola. A ideia é que os recursos que estão sendo desenvolvidos (games, animações, vídeos, entre outros) abordem temáticas e disciplinas diversas de modo a contemplar os currículos escolares e ajudar na formação simultânea de alunos e docentes”, ressalta a professora Patrícia Ramos.