Gestores do IFPR participam de seminário – Instituto Federal do Paraná

Gestores do IFPR participam de seminário

Os gestores do Instituto Federal do Paraná estão em Tijucas do Sul/PR participando da segunda edição do Seminário de Trabalho Experiencial (SETEX). A iniciativa é da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e do Gabinete da Reitoria. Nesta etapa, três turmas, que somam um total de 170 servidores estão participando do evento. A edição anterior foi realizada em novembro e envolveu diretores, assessores e pró-reitores do IFPR. O evento iniciou no dia 18 de março e termina no dia 21.

Experiências

O seminário tem como objetivo ser um espaço para que os gestores do IFPR possam refletir sobre seu modo de se relacionar, desenvolver suas atribuições, projetos e estratégias visando seu fortalecimento enquanto equipe e desenvolvimento de competências relativas às funções públicas de gestores. Também almeja ser um momento para construir coletivamente um estilo de gestão que integre as ações, contribuindo para fortalecer a identidade do IFPR e as parcerias entre unidades.

O ponto alto do evento é o envolvimento, tanto entre os membros das equipes quanto no desafio proposto. As atividades potencializam o autoconhecimento e o desenvolvimento de empatia entre os participantes. Isto em um contexto que privilegia a formação de novas amizades. Devido a estrutura multicâmpus do Instituto Federal do Paraná, muitas vezes os servidores não se conhecem pessoalmente, portanto o evento também é uma possibilidade de integração entre diferentes unidades e setores.

Diferente de outras metodologias relativas à capacitação de pessoas, o SETEX tem características muito peculiares que pretendem intensificar seus efeitos. É realizado em um ambiente acolhedor e favorável a integração, fora do contexto do dia-a-dia de trabalho e privilegiando o contato com o meio ambiente. Busca restringir a comunicação com o “mundo exterior”, ou seja, com pessoas e processos que não estejam relacionados à metodologia e todo o programa é direcionado por consultores externos, formados na metodologia experiencial e especializados no trato de grupos de oganizações. Estes fatores articulados procuram ter como resultados a atualização em relação aos conceitos gerenciais na ótica da gestão pública, clareza nos papéis e aprimoramento nas relações interpessoais,  melhoria no desempenho gerencial e revelação de lideranças.

Nomeações

Nesta edição do evento, além das atividades experienciais, muitos servidores foram cumprimentados por suas nomeações aos cargos de gestão (funções gratificadas). O professor Irineu Colombo, reitor do IFPR, esteve no seminário e entregou as portarias a cada um dos gestores presentes. O servidor Valdinei Henrique da Costa e o procurador do IFPR, José Maurílio da Costa Barbosa Pereira ministraram breves palestras que mencionaram as responsabilidades dos gestores públicos, a legislação em vigor sobre o tema – destacando os ônus e bônus das atribuições dos cargos de direção e função gratificada, a instrução de processos e a importância da efetiva fiscalização de contratos, além da função da Procuradoria e da Auditoria no âmbito das instituições federais.

A primeira turma desta segunda edição do SETEX já retornou do evento. Uma nova turma está no local e a última inicia as atividades no próximo dia 20.

Confira as fotos no facebook