Estudantes do Curso Técnico em Informática realizam visita técnica – Campus Avançado Goioerê

VISITA TÉCNICA

Estudantes do Curso Técnico em Informática realizam visita técnica

Os alunos do IFPR Goioerê estiveram na última quinta-feira (03) em visita a Usina Hidrelétrica de Itaipu, Parque Tecnológico (PTI) e IFPR campus Foz do Iguaçu. A viagem foi organizada para inserir os alunos numa experiência in loco de integração das disciplinas de Informática. Na sexta-feira a visita foi as Cataratas do Iguaçu onde todos puderam disfrutar das belezas da natureza de uma das 7 maravilhas naturais do mundo.

Além disso, durante a visita, os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, tiveram a oportunidade de ver a teoria estudada em sala aplicada à realidade empresarial. “Na disciplina de Redes de Computadores, os estudantes aprendem a Teoria de Redes e seu funcionamento, mas com a visita a Itaipu Binacional foi possível ver na prática como uma empresa usa a tecnologia, como são atualizadas, como é feita a sua manutenção, os níveis de segurança, as dificuldades e a dimensão que isso alcança, complementando as atividades realizadas em sala de aula”, ressaltou Prof. Alison, docente da área técnica de Informática.

Na visita ao PTI, mais especificamente a incubadora CELTAB (Centro Latino-americano de Tecnologias Abertas), os alunos também puderam reconhecer que as linguagens trabalhadas em sala de aula estão atualizadas com as necessidades empresariais no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias. Além disso, foi possível conhecer o funcionamento do
MOBI-I, um projeto de um quadriciclo elétrico que é desenvolvido no PTI em parceria com a ITAIPU e que logo poderá estar nas ruas das grandes cidades.

Os alunos tiveram a oportunidade de visitar o campus de Foz do Iguaçu do IFPR onde participaram do SEPIN local e visitaram as instalações e ao final tiveram uma palestra com o diretor de Águas da Itaipu Binacional e professor licenciado do IFPR Dr. Ariel Scheffer que falou sobre “SEGURANÇA HÍDRICA E GESTÃO AMBIENTAL: uma abordagem territorial no oeste do Paraná”.

Na sexta-feira (04) foi realizado uma visita as Cataratas do Iguaçu onde todos puderam contemplar as maravilhas da natureza e ver as diversidades de fauna e flora presentes no Parque Nacional do Iguaçu.