Governo abre diálogo com os TAEs e encerra negociação com professores – Instituto Federal do Paraná

Governo abre diálogo com os TAEs e encerra negociação com professores

Em reunião com as entidades sindicais que representam os professores, na noite dessa quarta-feira, 1º/8, em Brasília, o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Sérgio Mendonça, anunciou a retomada dos diálogos com os técnico-administrativos (TAEs) a partir da próxima semana. Como observadores, o presidente e o vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Denio Rebello Arantes e Sérgio Pedini, respectivamente, participaram da reunião que também marcou o encerramento das negociações com os professores.

O secretário afirmou que o governo iniciará as negociações com os técnico-administrativos das universidades e institutos federais na próxima segunda-feira, 6/7, enquanto as negociações com os demais servidores públicos serão realizadas conjuntamente a partir de 13 agosto. A abertura de um diálogo produtivo com os TAEs é demanda constante do Conif nas agendas com representantes do governo.

Acordo – o governo federal assinará Termo de Acordo com a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) assegurando reajuste aos docentes federais e enviará um projeto de lei ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto. O secretário garantiu que o acordo está aberto para que o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) assinem a qualquer momento.

O Andes e o Sinasefe rejeitaram a proposta de carreira docente apresentada pelo governo e manifestaram interesse em dar continuidade às negociações, afirmando que levarão adiante as discussões nas bases. A proposta também foi rejeitada pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), que representa dos docentes dos ex-territórios nas negociações.

O Proifes informou que a decisão de assinar o acordo foi tomada após a realização de consulta eletrônica, da qual 5.222 professores de 43 universidades e institutos federais participaram. O resultado contabilizou 3.854 (74%) votos favoráveis à proposta e 1.322 (25,3%) contrários.

O secretário de educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Marco Antônio de Oliveira, e o secretário de Ensino Superior (Sesu/MEC), Amaro Lins, também participaram da reunião.

Fonte: Conif