Governo custeia laboratório de metrologia no Câmpus Telêmaco Borba – Instituto Federal do Paraná

Governo custeia laboratório de metrologia no Câmpus Telêmaco Borba

Já foi iniciada a construção do Laboratório de Metrologia, no Câmpus Telêmaco Borba, financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

O investimento, de R$ 250 mil, permitirá a compra dos equipamentos necessários para implantação de um moderno laboratório, capaz de atender as necessidades didáticas do instituto e oferecer serviços especializados a empresas. A prestação de serviços tornará o laboratório autossuficiente em termos financeiros. O respaldo técnico será dado pelo Tecpar, considerado um dos principais organismos de certificação e acreditação do País, que realizará treinamento de professores e futuros técnicos do Laboratório de Metrologia.

A diretora geral do Câmpus, Karina Mello Bonilaure, declarou que o laboratório já identificou grande demanda para formação profissional nos vários municípios da região. Tanto o instituto quanto o Tecpar devem trabalhar em contato direto, por exemplo, com a indústria de papel Klabin, que está implantando nova unidade na vizinha Ortigueira, município que tem um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. A empresa investirá R$ 6,8 milhões no empreendimento, objeto de um protocolo assinado recentemente com o governo do Estado, que vê na nova fábrica um caminho para mudar a realidade da região.
Alípio Leal, secretário da Seti e ex-reitor do IFPR, explica que a ideia é justamente transferir tecnologia para que o laboratório ganhe autonomia. Segundo o secretário, o laboratório vai suprir uma demanda crescente da indústria da região, que não dispunha desse serviço.

Com informações do Câmpus Telêmaco Borba