Publicado em
Está aberto, de 4 a 24 de julho, o período para transferência interna, externa e de aproveitamento de cursos para o IFPR. Há vagas disponíveis para cursos técnicos e superiores em diferentes campi do Instituto. Confira!
Podem participar desses processos seletivos simplificados tanto estudantes que já são alunos do IFPR (transferência de curso interna) quanto pessoas que ainda não têm vínculo com a instituição (transferência externa). Além disso, pessoas com curso superior finalizado podem aproveitar a formação anterior e se matricular em outro curso de graduação (aproveitamento de curso), desde que atendam às regras estabelecidas em edital.
A seleção para os cursos técnicos (integrados, concomitantes, subsequentes e Proeja) é regida pelo Edital nº 61/2017 – Proens/IFPR. O edital nº 61/2017 foi retificado pelo Edital nº64/2017 – Proens/IFPR.
Já a seleção para as vagas destinadas aos cursos superiores é regida por outro edital, o de nº 62/2017 – Proens/IFPR. O edital nº 62/2017 foi retificado pelo Edital nº 65/2017 – Proens/IFPR.
Para participar dos processos, os candidatos devem se inscrever mediante entrega da documentação necessária na Secretaria Acadêmica do campus que oferta o curso de seu interesse. Isso deve ser feito até o dia 24 de julho. Ambos os editais preveem a possibilidade de entrega da documentação pelos correios, via sedex. Cada candidato pode se inscrever para apenas um curso/campus do IFPR. Toda a documentação necessária está descrita nos editais.
Cada campus que oferta vaga irá instituir uma comissão local que ficará responsável por todo o processo, da análise da documentação dos candidatos à divulgação dos resultados e apreciação de recursos.
Os candidatos serão classificados de acordo com os critérios estabelecidos nos editais, que verificam, por exemplo, e em ordem de prioridade, as instituições de origem, a trajetória acadêmica de cada estudante, entre outros. Os candidatos que já são alunos do IFPR têm preferência para o preenchimento das vagas. No caso de empate, será considerado o desempenho acadêmico do candidato no curso e, persistindo o empate, terá preferência o candidato de maior idade.
Confira os horários e locais de atendimento*.
Alunos regularmente matriculados em instituições vinculadas à rede federal têm assegurado o direito à solicitação de transferência para cursos técnicos de nível médio, independentemente do prazo de inscrição previsto nos editais, condicionada à existência de vaga no curso pretendido e à análise de compatibilidade curricular.
Para consultar as vagas, cursos e campi disponíveis, acesse as tabelas anexas aos editais que regem os processos (links abaixo).
Veja, abaixo, a definição das possibilidades de ingresso regidas por esses dois editais.
Fonte: Dirac/Proens – IFPR.
*(atualizado em 10/07/2017)