IFPR adquire licenças do MATLAB/Simulink e comunidade interna já pode utilizar os softwares – Instituto Federal do Paraná

Ensino

O IFPR adquiriu licenças Campus Wide Suite do MATLAB, software interativo de alta performance voltado ao cálculo numérico. Desenvolvido pela MathWorks Inc. há mais de 30 anos, o programa, com as suas centenas de toolboxes, vem sendo aperfeiçoado desde então e é cada vez mais utilizado pelas principais universidades e instituições de Pesquisa e Desenvolvimento. Agora, todos os estudantes, professores e técnicos administrativos do Instituto também têm acesso às funcionalidades do programa, seja nos laboratórios da instituição ou em computadores pessoais.

A suíte também permite o acesso ao Simulink, ferramenta para modelagem, simulação e análise de sistemas dinâmicos.

MATLAB

Simulink

Inúmeras aplicações

MATLAB e Simulink podem ser utilizados em projetos de Engenharia, Matemática, Física, Sistemas de Controle, Processamento de Sinais e Comunicações, Processamento de Imagens e Visão Computacional e também em áreas como Economia, Genética, Inteligência Artificial, entre outras.

“Vamos supor que você se interessa pela área de 5G: lá no MATLAB tem uma caixa de ferramentas só para quem trabalha com isso; da mesma forma, há ferramentas de Robótica, Engenharia Biomédica e outras inovações tecnológicas desenvolvidas em diferentes partes do planeta”, explica Gilson Maekawa Kanashiro, professor de Engenharia Elétrica do Campus Paranavaí que tem atuado na contratação e implantação do MATLAB no IFPR.

“O MATLAB é usado nos maiores centros de pesquisa do mundo e é daí que são extraídos os principais feedbacks para o software; isso contribui para que a ferramenta seja adaptada às necessidades de pesquisa mais relevantes e atuais, contribuindo para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que vão, por exemplo, de espaçonaves a robôs aspiradores”, complementa.

Na análise do pró-reitor de Ensino, Amarildo Pinheiro Magalhães, a expectativa é a de que a utilização da ferramenta contribua nos processos de ensino-aprendizagem:

“Ter acesso a esse recurso em seu processo formativo, inclusive nos cursos técnicos de nível médio, possibilitará aos estudantes do IFPR novas possibilidades de desenvolvimento ao longo do curso, em seus estudos posteriores, além de fomentar condições diferenciadas de empregabilidade”.

“Nossa expectativa é a de que a utilização desses programas contribua, e muito, para a formação dos nossos estudantes e também para as pesquisas que são desenvolvidas no Instituto”, comenta o reitor Odacir Antonio Zanatta.

Já está disponível

Se você é servidor ou estudante do IFPR, já pode acessar e usufruir dos recursos contidos na licença MATLAB – CWS !

Instruções sobre login e utilização, além de outras informações direcionadas à comunidade interna do IFPR sobre o software e suas potencialidades, estão disponíveis na página provisória do MATLAB no IFPR, desenvolvida e atualizada pelo professor Gilson Kanashiro.

Cursos e workshops

O acordo firmado entre IFPR e Opencadd, representante da MathWorks no Brasil, prevê suporte técnico e também o desenvolvimento de ações e eventos voltados à melhor utilização possível de todas as funcionalidades dos softwares.

Por isso, nos próximos meses, poderão ser desenvolvidos workshops e cursos de capacitação sobre o tema.

Live de lançamento

Para conversar sobre o assunto, em parceria com a Opencadd, será promovida uma live de lançamento do MATLAB e Simulink no IFPR.

O encontro será no dia 29 de março, às 19h, com transmissão pelo Canal Conexão IFPR, e reunirá representantes do Instituto e da empresa.

Participe!