IFPR apresenta 74 trabalhos na VI Jornada Científica Sul – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

IFPR apresenta 74 trabalhos na VI Jornada Científica Sul

A IV Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul “A pesquisa como prática Inovadora no processo educacional” começou no dia 07 de novembro, segunda-feira, no Ginásio do SESI em Blumenau/SC.  A tarde quente não diminuiu o entusiasmo da delegação paranaense que apresenta 74 trabalhos no evento, o que representa 21,2% do total. São 59 pôsteres, 10 apresentações orais e 5 relatos de experiências. Todos se mostravam muito satisfeitos em representar as atividades de pesquisa e extensão realizadas em suas regiões do Estado. Há trabalhos de Palmas, Paranavaí, Ivaiporã, Curitiba, Telêmaco Borba, Campo Largo, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Paranaguá e Umuarama.

Confira a listagem dos trabalhos aprovados para a IV Jornada Sul.

As apresentações orais iniciais, assim como a primeira rodada de exposição dos pôsters, foram logo após a solenidade de abertura do evento, realizada na tarde de segunda. O reitor do Instituto Federal Catarinense, Cláudio Adalberto Koller, saudou os presentes e enalteceu a importância da pesquisa científica em nosso país. “Esta é uma oportunidade dos jovens produzirem conhecimento e trocarem experiências”, disse. Estiveram presentes na solenidade o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR, Paulo Yamamoto – representando o reitor Irineu Colombo, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Furb, Marcos Rivail da Silva; o Coordenador de Projetos da Fapesc, Gilberto Montibeller; , a Deputada Estadual, Ana Paula Lima; o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFC, além de todos os Pró-Reitores do Instituto Federal Catarinense. Na solenidade de abertura, as autoridades ressaltaram a importância e o desafio do fomento à pesquisa para o desenvolvimento do país e o fundamental papel dos institutos federais neste cenário.

De acordo com a coordenação da IV Jornada para a realização deste evento foram selecionados 370 trabalhos de pesquisa e iniciação científica em três modalidades: Apresentação Oral, Apresentação em Pôster e Relatos de Experiência. Aproximadamente 600 participantes de toda a região sul do país, entre estudantes e docentes, estão prestigiando o evento. Os trabalhos selecionados representam as seguintes instituições: Instituto Federal Catarinense (IFC); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha); Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF Sul); e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Após a abertura oficial, os participantes acompanharam a Conferência de Abertura “A Pesquisa como Prática Inovadora no Processo Educacional”, proferida pelo assessor de comunicação da Fundação Liberato, Luís Eduardo Selbach. Após apresentar o caso de sucesso “Mostratec”, Selbach recebeu das mãos do pró-reitor do IFPR, Paulo Yamamoto, uma homenagem da Comissão Organizadora do evento.

O evento termina ao meio-dia do dia 09 de novembro. O Professor Frederico Fonseca da Silva, coordenador de Pós-Graduação do IFPR (Proens) irá fazer a palestra de encerramento da IV Jornada.

Programação completa da VI Jornada Sul

Acesse o álbum do evento no facebook