IFPR – Campus Palmas realiza Audiência Pública – Instituto Federal do Paraná

IFPR – Campus Palmas realiza Audiência Pública

Foi realizada no último dia 01 a primeira Audiência Pública no IFPR – Campus Palmas. O evento aconteceu às 15h, no ginásio da Instituição. Estiveram presentes o reitor do Instituto, professor Alípio Leal, representantes de entidades, sociedade civil pública organizada e acadêmicos.

Na oportunidade foram debatidos os rumos da instituição com relação aos cursos já ofertados e possíveis novas ofertas. A diretora do campus Palmas, Zita Castro Machado, apresentou a proposta do IFPR. Logo após representantes de diversos setores de Palmas e de municípios da macrorregião, como Clevelândia, Coronel Vivida e Pato Branco, tiveram a oportunidade de apresentar suas reivindicações.

Ao fazer uso da palavra o reitor Alípio Leal, destacou que a unidade tem estrutura física para receber cerca de seis mil alunos, entre ensino médio integrado, técnico, tecnólogo, superior e pós-graduação, mas frisou que é necessária a liberação de vagas para professores e técnicos, para que então possam ser abertas novas turmas. Com relação aos cursos já existentes o reitor acrescentou que serão mantidos dentro das condições do Instituto, ou seja, desde que existam professores suficientes para ofertar ensino de qualidade.

Relacionando-se a novos cursos Alípio fez um comparativo: “na agricultura queremos uma lavoura que produza todos os anos, assim iremos definir também os cursos, buscando a demanda e mudando sempre que necessário.”

Ao fazer uma avaliação da audiência o reitor julgou a produtividade do encontro “foi muito interessante para podermos ouvir os anseios da comunidade, esclarecer os compromissos que temos e ratificar todo o nosso esforço para a manutenção.”

Atualmente são ofertados os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Biológicas, Artes Visuais, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil e Agronômica, Educação Física, Farmácia, Letras Inglês e Espanhol, Pedagogia,Tecnologia Agroflorestal, Matemática, Química e Sistemas de Informação. Além dos cursos técnicos a distância, com formação em secretariado e administração.

Início das aulas

As aulas no campus começaram em 16 de agosto para mais de 1.400 alunos.

Durante o dia alunos de Farmácia, Enfermagem, Química, Engenharia Agronômica e Civil assistem aulas nas salas e laboratórios do IFPR. No período noturno é vez dos acadêmicos de Administração, Artes, Ciências Biológicas e Contábeis, Direito, Educação Física, Matemática, Pedagogia, Química, Tecnologia Agroflorestal e Sistemas de Informação.

Além das aulas presenciais o Instituto também está oferecendo cursos de Educação a Distância para Técnico em Administração e Secretariado. O processo seletivo foi realizado no dia 07 de agosto. Os aprovados já iniciaram as aulas.