IFPR é contemplado com 441 vagas no Programa Mulheres Mil do Governo Federal – Instituto Federal do Paraná

IFPR é contemplado com 441 vagas no Programa Mulheres Mil do Governo Federal

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) foi contemplado com 441 vagas para implementação de cursos no Programa Mulheres Mil 2023/2024.

Ao todo na chamada, participaram 47 instituições de ensino de nível federal. O IFPR foi parabenizado pela diretora de ensino, Patrícia Maciel, dado o resultado obtido, ou seja, a 10ª colocação no resultado nacional, sendo o 1º da região Sul, com a nota 90 (de 100).

Patrícia ressaltou que a experiência anterior do IFPR com as primeiras edições do Programa bem como a natureza dos cursos propostos pelos diversos campi, foram fundamentais para o alcance do ótimo resultado.

O público-alvo do programa nesta edição são mulheres, com 16 anos ou mais de idade, que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária.

Os cursos terão duração de 160 horas, onde as mulheres terão a oportunidade de saber mais sobre seus direitos e ao mesmo tempo aprender um ofício, o que vai contribuir com o aumento de sua renda, propiciando maior independência financeira, situação essencial para interromper o ciclo da violência doméstica.

Cursos ofertados

Os cursos são os mais diversos: Agricultora de Orgânicos, Agente Cultural, Cerimonialista de Eventos, Cervejeira, Costureira de Máquina e overloque, Cuidadora Infantil, Fotógrafa, Língua Espanhola para serviços turísticos, Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para estrangeiras, Microempreendedora Individual, Operadora de computadores, Organizadora de Eventos, Recepcionista, Recepcionista de Eventos, dentre outros.

A coordenadora geral do Programa no IFPR nesta edição, a professora Valéria Borges Ribeiro, juntamente com a professora Luciana Maestro Borges, que possui ampla experiência no Programa, estiveram na última semana em treinamento junto à SETEC – Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica na sede do MEC – Ministério da Educação em Brasília-DF.

Elas vão organizar ‘oficinas de formação’ aos responsáveis pelos cursos, para que apropriem-se da metodologia específica do Programa Mulheres Mil, a MAPE (Metodologia de Acesso, Permanência e Êxito).

A oferta dos cursos ocorrerá no período de agosto/2023 a novembro/2024, nas seguintes cidades em que o IFPR está presente: Assis Chateaubriand, Capanema, Cascavel, Coronel Vivida, Curitiba, Ponta Grossa, Goioerê, Ivaiporã, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pinhais, Telêmaco Borba e Umuarama.