Publicado em
O IFPR agora faz parte da comunidade eTwinning, que congrega milhares de professores e escolas de todo o mundo.
O eTwinning é uma ação do Programa Erasmus +, da União Europeia, que tem como objetivo criar redes internacionais de trabalho colaborativo entre escolas por meio do desenvolvimento de projetos comuns com a utilização de recursos e tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Atualmente, o eTwinning conta com a participação de 870.189 professores, de 214.992 escolas, que participam de 114.738 projetos.
O primeiro projeto internacional do IFPR, no âmbito do eTwinning, é do eixo profissional da Saúde e já está em andamento.
Docentes e estudantes dos campi Curitiba (Saúde Bucal, Massoterapia e Enfermagem), Palmas (Enfermagem) e Londrina (Saúde Bucal) farão intervenções conjuntas com professores e estudantes da Instituição Santa Bárbara de Málaga, na Espanha, por meio de atividades remotas.
Eles participarão do projeto intitulado “Histórias para educar para a saúde: ações interdisciplinares em intercâmbio Brasil-Espanha”.
A ideia é fazer com que os estudantes de ambos os países, juntamente com seus professores-tutores, construam roteiros de histórias para educar em saúde, baseadas nas técnicas de “storytelling”.
Esse material, que irá trabalhar o processo de saúde e doença, será criado para atingir a população de ambos os países e estará relacionado, por exemplo, à orientação de comportamentos, a adaptações de rotinas e ao desenvolvimento de habilidades junto a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Haverá seleção de estudantes interessados em participar desse projeto. Os contatos para mais informações estão listados a seguir:
“A realização de projetos conjuntos tem o objetivo de melhorar a dimensão internacional dos centros de ensino técnico e superior e expandir a riqueza cultural, linguística e técnica dos professores e alunos participantes, que aprendem uns com os outros e partilham ideias e práticas”, comenta a professora Maria Lúcia Tozetto Vettorazzi, do curso de Saúde Bucal do Campus Curitiba, um dos primeiros cursos do IFPR a participar de um projeto a partir das redes internacionais criadas pelo eTwinning.
Para o assessor de Relações Internacionais do IFPR, Cleber Fernando Serafin, as possibilidades abertas pela adesão do IFPR ao eTwinning são diversas. “À medida que forem sendo abertos novos editais, para outras áreas do conhecimento e eixos profissionais, o Instituto tende a apresentar novas propostas, o que deve fomentar a adesão de mais docentes, cursos e projetos do Instituto a essas redes”, explica.
“Acreditamos que parcerias articuladas a partir do eTwinning, pela dinamicidade trazida pela possibilidade de articulação remota, incentiva o desenvolvimento de projetos internacionais de longo prazo, inclusive em momentos, como o que estamos vivendo devido à pandemia de Covid-19, que dificultam ou até mesmo impedem a realização de viagens internacionais”, avalia o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta.
No âmbito do eTwinning, com o objetivo de realizar projetos de cooperação, inovação e intercâmbio no campo do ensino técnico entre a Espanha e o Brasil, foi assinado um memorando de entendimento pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pelo Conselho de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil.
O acordo de cooperação parte do pressuposto de que existem saberes e práticas que são de interesse mútuo entre Brasil e Espanha. Nesse contexto, existe também a possibilidade de inovação conjunta, tanto no que diz respeito à formação profissional quanto à realização de pesquisas aplicadas.
De acordo com assessor técnico docente da embaixada da Espanha no Brasil, Francisco Manuel López Rodríguez, até agora, somente cinco projetos estão sendo desenvolvidos entre instituições espanholas e brasileiras no âmbito do eTwinning. Desses cinco, três são de institutos federais (incluindo o do IFPR).
Fazem parte do eTwinning estados membros da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia. Ainda integram o grupo a antiga República Jugoslava da Macedónia, Albânia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Sérvia e a Turquia. Países limítrofes da Europa, como Arménia, Azerbaijão, Geórgia, Moldávia, Tunísia, Ucrânia, Jordânia e Líbano também participam dessa comunidade.
Outras informações sobre o eTwinning podem ser obtidas no site https://www.etwinning.net/pt/ .